E o Aedes aegypti caiu nas redes, sociais
Facebook, Instagram, Twitter, Youtube se tornaram importantes aliados na promoção da saúde e na prevenção da dengue, zika e chikungunya
A batalha da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya mobilizará, no período entre 2017 e 2018, recursos da ordem de R$ 89,581 milhões em todas as atividades de enfrentamento do Aedes aegypti. “As ações contam com a ajuda extra das redes sociais. Na campanha lançada recentemente ‘Com o Aedes não se brinca’, além de perfis nas redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram e Youtube -, também utilizamos o blog da Saúde, para divulgar informações sobre prevenção às doenças”, explica o coordenador de Comunicação Digital da SES-MG, Wander Veroni, que considera indispensável o uso das redes na disseminação de informações sobre promoção da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
E o motivo é simples. “Conseguimos trabalhar nas redes sociais as informações essenciais para que o cidadão possa ficar atento e não acumular água parada em casa. O resultado disso foi um engajamento muito positivo por parte dos internautas que não só compartilharam essa informação, como também reconheceram o hotsite da campanha como uma fonte segura de informação”, observa o coordenador, se referindo a práticas de sucesso adotadas anteriormente.
Para essa campanha, em especial, um público em particular tem merecido a atenção da Secretaria. “Houve uma preocupação em falar diretamente com o público infantil, para que o mesmo possa mobilizar sua família e sua comunidade escolar”, acrescenta Veroni. O objetivo é fazer com que cada pessoa se sinta responsável pela promoção da saúde. Atualmente, a Rede de Mobilização Social em Saúde da SES-MG é composta por 28 núcleos regionais e 721 núcleos municipais.
“A sociedade mobilizada em seus diversos segmentos é a força propulsora para fazer com que a informação qualificada tanto na prevenção quanto na promoção da saúde seja difundida”, explica o coordenador de Mobilização Social e Publicidade e Propaganda da SES-MG, Joney Fonseca. “É por meio das representações da sociedade, comunidades, escolas, comércio, indústria, sindicatos, federações e outros que é possível envolver a cidadã e o cidadão de forma participativa na prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes, de forma que todas e todos se tornem corresponsáveis pela saúde coletiva”, diz.
Novos equipamentos e insumos
Além da nova campanha de comunicação, a SES-MG está investindo recursos na aquisição de 35 veículos destinados às Unidades Regionais de Saúde, à Fundação Ezequiel Dias (Funed) e aos Laboratórios Macrorregionais. O valor deste investimento é da ordem de R$ 4,06 milhões, segundo a assessoria de imprensa. Fazem parte da lista ainda 3 mil equipamentos costais e 1,3 mil equipamentos motorizados para dispersão de inseticidas (R$ 3 milhões), cem galões de nitrogênio para qualificar o monitoramento viral (R$ 300 mil) e a aquisição de insumos, medicamentos e equipamentos para implantação de Unidades de Hidratação.
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria, também integram as ações no combate ao Aedes o envio de materiais impressos para unidades de saúde, contendo protocolos assistenciais e diretrizes para a organização dos serviços, a atualização do Plano Estadual de Contingência para 2017 e 2018, a reativação dos 28 Comitês Regionais das Doenças Transmitidas pelo Aedes e a retomada das reuniões do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Outra iniciativa é a implantação de armadilhas de ovos do mosquito Aedes aegypti, denominadas Ovitrampas