Crianças e gestantes são imunizadas neste sábado contra gripe
Dezenas de pessoas se dirigiram ao PAM Marechal, que funcionou das 9h às 14h, sem intervalos para vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e mulheres no pós-parto (até 45 dias)
Julimar Moreira, moradora do Bairro de Lourdes, na Zona Sudeste, sabe da importância da vacina para a prevenção de doenças e, neste sábado (23), ela levou o netinho, Bernardo, de 5 anos, até o posto de vacinação, no PAM Marechal, no Centro, para receber a dose contra a gripe Influenza e ficar imunizado. Eles chegaram ao local mascarados também para se proteger contra o coronavírus. Para a avó e o neto, proteção nunca é demais, quando o assunto é saúde.
Assim, como eles, dezenas de pessoas se dirigiram ao PAM Marechal em busca da vacina. O posto funcionou das 9h às 14h, sem intervalos para vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e mulheres no pós-parto (até 45 dias).
As doses foram disponibilizadas pela Prefeitura, por meio do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, que, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), também disponibilizou esquema de “drive thru”, para vacinação no campus, em São Pedro, na Cidade Alta. Lá, o funcionamento ocorreu das 8h às 16h, para gestantes, mulheres no pós-parto, pessoas com idade de 55 a 59 anos, idosos, doentes crônicos, professores das redes pública e privada, profissionais de saúde, das forças de segurança e salvamento e do transporte coletivo.
Ao longo deste sábado, foi disponibilizada a vacina que é trivalente e protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e B. Composta por vírus inativados, ou seja, mortos, é segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm histórico de reação grave anterior ou alergia, também grave, a ovo de galinha. Esta vacina não imuniza contra a Covid-19.