Campanha de vacinação termina nesta sexta
A campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza, que causa a gripe, tem término previsto para sexta-feira (26). Diante da baixa cobertura entre dois perfis indicados como prioritários, que são grávidas e as crianças com idades entre seis meses e cinco anos, a Secretaria de Saúde reforça a chamada para que os ambos os grupos possam alcançar maior número de indivíduos imunizados. Até o momento, apenas 40,67% das gestantes e 39,6% das crianças foram vacinadas.
Diante desse quadro, de acordo com a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Michele Freitas, algumas ações estão previstas. Entre elas, uma campanha informativa divulgada na página da Prefeitura de Juiz de Fora no Facebook, com dados sobre a eficácia e a função da vacina. Parcerias com a Secretaria de Educação e com o setor de Atenção Primária em Saúde estão sendo fechadas, para que o maior número de pessoas possível possa ser atingido e faça a busca ativa pela vacina até sexta-feira.
“A vacinação é uma medida primária de vigilância epidemiológica em gestantes de crianças que ainda não foram imunizadas. Como não há informações sobre prorrogação do prazo, a orientação é que os membros pertencentes a ambos os grupos busquem os locais de vacinação o quanto antes, aproveitando os últimos dias para se proteger. É importante lembrar que a vacina evita pneumonia e a hospitalização por conta de doenças respiratórias causadas pelo influenza”, destaca Michele.
Outros grupos estão com comparecimento maior, como os trabalhadores da saúde, com mais de 80% de cobertura, puérperas com 72%, idosos 71% que formam, ao todo, 65% da meta de imunização dada pelo Ministério da Saúde.