PM, Guarda Municipal e Settra atuam em conjunto para garantir desfile da Banda Daki


Por Guilherme Arêas

23/02/2017 às 18h33- Atualizada 24/02/2017 às 16h12

Atualizada em 24/02/17, às 16h11

banda-daki-marcelo
Alterações no trânsito acontecem a partir das 7h de sábado até às 16h, podendo ser estendida em caso de necessidade (Foto: Marcelo Ribeiro)

Cerca de 30 mil pessoas são esperadas para o desfile da Banda Daki que acontece neste sábado (25), com concentração a partir das 10h, no Largo de São Roque, na Avenida dos Andradas, Centro. Para garantir a segurança da festa, devido à grande aglomeração de pessoas, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) irão atuar em conjunto. Equipes da Secretaria de Atividades Urbanas também irão atuar. As câmeras do Olho Vivo ainda reforçam a segurança durante o desfile que segue pela Avenida Rio Branco até a Rua Espírito Santo.

Toda a tropa da Guarda Municipal foi capacitada e estará nas ruas acompanhando o desfile do maior evento carnavalesco de Juiz de Fora. “Tirando os guardas de férias ou que estão de licença, estamos colocando todo o corpo operacional da Guarda em serviço. Até as folgas foram suspensas”, ressaltou a comandante da Guarda, Emilce de Castro. O trabalho da corporação visa à prevenção ostensiva na área do Parque Halfeld e no apoio aos órgãos da Prefeitura envolvidos no evento, sobretudo aos fiscais de posturas. As ações são voltadas para a prevenção de crimes, priorizando pontos de desembarque de viaturas, posicionamento estratégico e abordagem a suspeitos. A Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania afirmou que o objetivo é “promover a prevenção ostensiva nos locais de realização da folia, garantindo o clima de tranquilidade”.

Pela primeira vez, a tropa estará equipada com armamento não letal na Banda Daki. São 49 pistolas elétricas e quatro lançadores de balas de borracha, além de rádios de alta tecnologia, tonfa ou bastão, coletes balísticos e dois tipos de spray de pimenta. Militares do Pelotão de Choque da PM, do Canil, Banda de Música e 2º Batalhão irão atuar no evento. Hoje a PM deverá divulgar os detalhes da operação de segurança que irá adotar durante o trajeto da Banda Daki.

Trânsito

Para assegurar a segurança dos foliões e fluidez no trânsito, algumas alterações no tráfego de veículos e do transporte coletivo urbano serão realizadas. As mudanças acontecem a partir das 7h de sábado até às 16h, podendo ser estendida em caso de necessidade. Confira outras alterações:

– A partir de 7h de sábado, haverá a inversão de mão de direção da Rua Rei Alberto, entre a Avenida Barão do Rio Branco e Rua Santo Antônio. No mesmo horário, haverá proibição de estacionamento nas ruas Jarbas de Lery dos Santos, Roberto de Barros e Avenida Presidente Itamar Franco, entre Avenida Rio Branco e Rua Batista de Oliveira. As ruas Roberto de Barros e Doutor Jarbas de Lery dos Santos ficarão com estacionamento proibido até o término do evento.

– Entre 8h30 e 13h, as seguintes vias serão interditadas: Avenida dos Andradas, entre as ruas Engenheiro José Carlos Moraes Sarmento e Silva Jardim; Rua Paula Lima, entre Rua Doutor João Pinheiro e Avenida dos Andradas; Rua Santo Antônio, entre Rua Barão de Cataguases e Rua Paula Lima.

– Com o início do desfile, outras vias sofrerão interdição: Avenida Barão do Rio Branco (pista central) entre a Rua Barão de Cataguases e Avenida Doutor José Procópio Teixeira; Avenida Barão do Rio Branco (pista lateral no sentido Manoel Honório/Bom Pastor), entre as ruas Barão de Cataguases e Espírito Santo; Avenida Barão do Rio Branco (pista lateral no sentido Bom Pastor/Manoel Honório), entre as ruas Espírito Santo e Barão de Cataguases; Rua Santa Rita, entre a Rua Batista de Oliveira e a Avenida Barão do Rio Branco; ruas Fernando Lobo e Floriano Peixoto, entre a Rua Santo Antônio e a Avenida Getúlio Vargas.

Trafégo nas ruas centrais

– A Rua Santo Antônio, entre as ruas Barão de Cataguases e Paula Lima, estará interditada, devendo os veículos que se destinam à zona norte seguir pelas ruas Barão de Cataguases, Doutor João Pinheiro, Engenheiro José Carlos Moraes Sarmento e Avenida dos Andradas.

– O tráfego de veículos na Avenida dos Andradas que se destinam à zona sul será desviado na interseção com a Rua Mariano Procópio, em direção à Avenida Barão do Rio Branco (Mergulhão), e os da Avenida dos Andradas serão desviados para a Rua Engenheiro José Carlos Moraes Sarmento, Rua Dr. João Pinheiro.

– No momento em que a Banda Daki cruzar a Rua Barão de Cataguases, entre as avenidas dos Andradas e Barão do Rio Branco, o tráfego de veículos sentido Centro/zona norte será desviado para as avenidas Francisco Bernardino e Barão do Rio Branco, Rua Marechal Setembrino de Carvalho, Avenida Brasil (margem esquerda), Rua Américo Lobo, Ponte Domingos Alves Pereira.

– Durante o período de desfile na Avenida Barão do Rio Branco, entre as avenidas dos Andradas e Getúlio Vargas, o controle de trânsito será feito pelos agentes de trânsito e/ou Polícia Militar de forma dinâmica, com interdição e liberação das vias em função da passagem da Banda.

– No sentido Manoel Honório/Bom Pastor, o condutor fará o seguinte desvio: Avenida Barão do Rio Branco, Rua Barão de Cataguases. No sentido oposto, os motoristas poderão fazer os seguintes trajetos: Avenida Barão do Rio Branco, Avenida Presidente Itamar Franco; ou seguir pela Avenida Barão do Rio Branco, Rua Espírito Santo.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.