Polícia Militar promove Operação Trânsito Seguro com o Proerd
Objetivo é conscientizar os estudantes a respeito da segurança no trânsito; evento acontece no Parque Halfeld
Com o objetivo de conscientizar os estudantes a respeito da segurança no trânsito, o 2º Batalhão de Polícia Militar (2BPM) promove, nesta quinta-feira (23), a Operação Trânsito Seguro com o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência ). O evento será realizado a partir das 14h, no Parque Halfeld, no Centro de Juiz de Fora.
De acordo com o policial militar Jorge Bazaga, cabo do 2º BPM e professor do Proerd, a ação é realizada dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito, que segue até o próximo sábado (25), e vai envolver sete estudantes (alunos e alunas) convidados de cada escola atendida pelo Proerd neste semestre. Os estudantes estarão acompanhados de um responsável e seguindo todas as medidas sanitárias vigentes, além do distanciamento social.
Conforme Bazaga, a aula vai acontecer ao ar livre. “Irá abordar maneiras sobre como podemos nos portar de forma mais segura no trânsito. São informações para contribuir com a formação de condutores, algo que eles serão no futuro, e para que eles se transformem em multiplicadores dessas informações”, ressaltou o professor, pontuando que um dos lemas do Proerd é que a educação é o melhor remédio para a formação de cidadãos.
“Essa atividade um pouco mais lúdica ao ar livre vai propiciar aos alunos a observação das placas e do trânsito, além de diversas sinalizações, para a conscientização de que a segurança no trânsito é responsabilidade de cada um, sem falar que essas atitudes salvam vidas”, afirmou Bazaga.
O policial ainda explicou que o evento será restrito aos alunos do Proerd em razão da pandemia, mas será transmitido pelo Instagram @proerd2deouro para que mais estudantes e adultos possam acompanhar e aprender. “A importância dessas atividades é a prevenção, porque sabemos que o trânsito mata”, advertiu.
Neste semestre, o Proerd está sendo realizado junto a sete escolas na área de atuação do 2BPM: Maria Elydia Resende Andrade e Teodorico Ribeiro de Assis, no Furtado de Menezes; Hermenegildo Vilaça, no Grama; Professor Lindolfo Gomes e Cândido Motta Filho, no São Benedito; Sebastião Patrus de Souza e Colégio Tiradentes, no Santa Terezinha.
São 491 estudantes do ensino fundamental, englobando 16 turmas das escolas atendidas. No primeiro semestre deste ano, 756 estudantes de outras escolas juiz-foranas participaram da iniciativa. O Proerd existe há mais de 20 anos em Minas Gerais e já formou mais de três milhões de crianças em todo o estado.