Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Dois laboratórios da UFJF integram rede estadual de saúde

Projetos atuarão no apoio ao diagnóstico molecular de doenças infecciosas, incluindo o teste para detecção da Covid-19


Por Tribuna

22/06/2022 às 15h50

O Laboratório de Biologia Molecular, da Faculdade de Farmácia, e o Centro de Estudos em Microbiologia (Cemic), do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foram selecionados para integrarem a lista de centros colaboradores da rede estadual de laboratórios de saúde pública de Minas Gerais. Os recursos serão garantidos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de Minas. Os dois projetos atuarão no apoio ao diagnóstico molecular de doenças infecciosas, incluindo o teste para detecção da Covid-19.

Ambos os laboratórios fizeram parte da rede estadual de saúde pública criada no âmbito da emergência sanitária decretada por conta da pandemia. Em outubro de 2021, foi realizada uma chamada de adesão para uma nova rede de apoio ao diagnóstico em biologia molecular. Os projetos convidados e aprovados de acordo com os critérios técnicos da Funed, farão parte de convênio com duração de 24 meses a partir da data de início da operação.

O conteúdo continua após o anúncio

Segundo o diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silvério, a convocação foi realizada devido ao êxito da rede de laboratórios voltados à Covid-19. Dessa vez, os trabalhos serão ampliados: os exames não serão relativos apenas a casos de Covid-19. “Colocamos nossa equipe à disposição para fazer exames de Covid, mas também de outros vírus respiratórios, como Influenza, que é o vírus da gripe, além dos exames de arboviroses, ou seja, para dengue, zika e chikungunya”.

O passo seguinte para o início dos trabalhos foi o processo de validação dos laboratórios junto à Funed. “Estamos ampliando a possibilidade de apoio ao diagnóstico de doenças pelo Estado de Minas Gerais. Os dois laboratórios receberam o alvará sanitário para a continuidade desse trabalho”, afirma Silvério, destacando que ao longo da pandemia, foram realizados os testes de detecção da Covid-19 com apoio da Funed e da Prefeitura de Juiz de Fora.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia