Evento na UFJF debate plantas medicinais e sustentabilidade

Simpósio acontece em junho com conferências, minicursos e apresentação de trabalhos científicos


Por Tribuna de Minas

22/05/2026 às 14h46

Pesquisadores, docentes e estudantes das áreas de plantas medicinais, fitoterápicos e produtos naturais se reúnem na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de 9 a 13 de junho, para o IV Simpósio Regional Sudeste de Farmacognosia. As atividades acontecem das 8h às 19h, na Faculdade de Farmácia.

A programação inclui conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos científicos de alunos de graduação e pós-graduação. Os melhores trabalhos serão publicados na revista científica Fitos. No encerramento, há visita guiada ao Jardim Botânico da UFJF. O credenciamento pode ser feito por formulário on-line até o dia do evento.

O simpósio é organizado pela Faculdade de Farmácia em parceria com os departamentos de Bioquímica e Botânica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e com a Sociedade Brasileira de Farmacognosia. O tema desta edição é “Sementes do Amanhã: Tradição, Conservação, Pesquisa e Inovação para um Futuro Sustentável”.

Para a coordenadora Magda Narciso Leite, realizar o evento fora dos grandes centros de pesquisa faz parte do objetivo do evento. “O Simpósio nasceu como uma iniciativa estratégica da Sociedade Brasileira de Farmacognosia para descentralizar os grandes debates científicos, valorizar a produção científica local e as particularidades da flora regional”, afirma. A edição de 2026 vai discutir quatro eixos temáticos: tradição e cultura, conservação e sustentabilidade, pesquisa e inovação.

Tópicos: ufjf