Verão começa nesta sexta e traz calor e chance de chuva no Natal

Primeiros dias do verão serão abafados em todas as regiões mineiras, com termômetros na casa dos 29 graus


Por Mariana Floriano

21/12/2023 às 19h41

Na madrugada desta sexta-feira (22) tem início o verão no Hemisfério Sul. Mais precisamente às 00h57, o chamado Solstício de Verão dá início à nova estação, que vai durar até o dia 20 de março. Além de marcar o fim da primavera, esse também é o dia mais longo do ano na porção Sul do mundo.

Em Juiz de Fora, a estação mais quente chega com temperaturas na casa dos 29 graus. Os dias quentes perduram ao longo do fim de semana e fazem com que o Natal seja comemorado com bastante calor e possibilidade de chuva na cidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a instabilidade atmosférica fica alta sobre a região Sudeste, podendo trazer pancadas de chuva para a Zona da Mata, incluindo Juiz de Fora. O dia tende a ser abafado em todas as regiões mineiras, devido à disponibilidade de umidade na atmosfera.

Chuvas mais intensas são esperadas a partir desta sexta-feira (22). O dia deve ter céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Na cidade, o acúmulo de precipitação pode chegar a 60 milímetros até domingo (24). A chance é que as pancadas caiam no período da tarde ou início da noite.

Nesta quinta-feira (21), Juiz de Fora registrou máxima de 28,9 graus e mínima de 18, segundo os termômetros do 5º Distrito de Meteorologia, instalados na Cidade Alta. O calor e o tempo abafado devem continuar, mas a chuva alivia um pouco o calor. Na sexta, a máxima fica em 27 graus, e a mínima, na casa dos 19. Entre sábado e domingo, os termômetros variam de 29 a 18 graus, sem mudanças bruscas na temperatura. O Natal dos juiz-foranos, na segunda-feira (25), deve seguir o mesmo padrão: dia quente e abafado, com chance de chuva à tarde ou à noite.

Leia mais notícias sobre Juiz de Fora aqui.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.