Juiz-foranos fazem fila para vacinação no PAM-Marechal nesta terça
Secretaria de Saúde afirma que postos recebem alta demanda pela dose de reforço
Nesta terça-feira (21), os juiz-foranos fizeram fila para se vacinar contra a Covid-19 no PAM-Marechal. Com o período de imunização chegando ao fim em 2021, a população se dirigiu ao posto nesta tarde para garantir o recebimento da dose apropriada e regularizar o cartão de vacina de acordo com o calendário do município.
Conforme flagrante da reportagem da Tribuna, pouco antes do início da aplicação das doses no PAM-Marechal, que nesta terça começou às 1 14h, a fila saía da galeria, descia a Rua Mister Moore e dobrava a Avenida Getúlio Vargas.
A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora informou que a campanha de vacinação contra Covid-19 segue normalmente, sem nenhuma intercorrência, e que a fila é consequência da alta demanda pela dose de reforço observada desde o início da semana.
Dose de reforço
As doses de reforço são destinadas às pessoas com 18 anos ou mais, que receberam a segunda ou dose única há, pelo menos, quatro meses, e imunossuprimidos, que tomaram a segunda dose há, pelo menos, 28 dias. Além do PAM-Marechal, a imunização de reforço vem sendo sendo aplicada nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) referência e em outras 35 UBSs de Juiz de Fora.
Primeiras e segundas doses
Além da vacina de reforço, o PAM-Marechal, DSI e as 45 UBSs da cidade têm aplicado as primeiras e segundas doses conforme o calendário do município.
Para a primeira dose, está apta qualquer pessoa com 12 anos ou mais que ainda não se vacinou. Já a segunda dose segue o aprazamento estabelecido pelo Ministério da Saúde, conforme especificação de cada imunizante. Para os que tomaram a AstraZeneca, o intervalo entre a 1ª e 2 ª aplicação é de oito semanas; para Coronavac é de 28 dias; e para Pfizer, 21 dias.
As segundas doses da Janssen podem ser aplicadas na população que tomou o primeiro imunizante da marca há quatro meses ou mais.
O calendário com as datas e os locais de vacinação para quarta-feira (22) ainda será divulgado pela Secretaria de Saúde.