Restaurante Popular passará por reformas em 2019

Anúncio foi feito pelo prefeito durante o almoço de Natal, que foi preparado por chefs e alunos de gastronomia


Por Bárbara Riolino

21/12/2018 às 20h00

restaurante pop. leo4
Prefeito Antônio Almas anunciou reforma da unidade central em 2019 (Foto: Leonardo Costa)

A unidade central do Restaurante Popular será reformada em 2019. O anúncio foi feito pelo prefeito Antônio Almas (PSDB) nesta sexta-feira (21), durante o almoço de Natal realizado no local. Assim como aconteceu no ano passado, a ação fez parte do projeto Bem Comum da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que convidou chefs, professores e estudantes de Gastronomia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF) para ajudar os cozinheiros do restaurante a prepararem uma refeição especial e bem natalina às pessoas que compareceram tanto na unidade do Centro quanto na unidade da Zona Norte.

Na ocasião, o prefeito assinou o documento que autoriza a publicação do edital de licitação, previsto para ser lançado em janeiro. Após o certame, a previsão é que a obra aconteça dentro de 60 dias. Conforme Almas, para a realização das intervenções, será empregado o valor de R$ 138 mil. “Ações de reforma têm que ser frequentes, como na nossa casa. Se a gente consegue buscar recursos para viabilizar isso o mais rápido possível, mantendo a qualidade do ambiente, é muito mais salutar. Quando trata-se de um ambiente de restaurante, a obra se torna ainda mais fundamental. Vamos revitalizar a pintura e intervenções para evitar a entrada de pombos, uma demanda já levantada pela população”, destacou.

Fim dos pombos

A entrada dos pombos, segundo o projeto, será impedida por meio do fechamento das laterais com camada de ar (ar condicionado), melhorando também o conforto térmico da unidade. Além disso, estão previstas as seguintes intervenções: reforma da fachada e do telhado, reposição de bancos e mesas, aquisição de equipamentos em geral e manutenção do ar condicionado. A obra será custeada com recursos provenientes do fundo do Restaurante Popular, obtido por meio de uma parcela recolhida a cada nota fiscal emitida pelo local, destinado à manutenção dos equipamentos e estrutura.

O Restaurante Popular do Centro foi inaugurado em agosto de 2012 e, de lá para cá, melhorias em sua estrutura foram feitas após reclamações dos usuários, bem como a instalação de um climatizador e, posteriormente, do sistema de ar condicionado, já que o espaço era muito quente. O prédio central começou a ser construído em setembro de 2010, após uma série de entraves. Em 2016, a PJF inaugurou a unidade da Zona Norte. Desde o início do funcionamento das unidades, as refeições são elaboradas pela equipe da Servir, empresa vencedora de licitação pública.

Chefs preparam cardápio especial de Natal

restaurante pop. leo2
Arroz, feijão, farofa, vinagrete e perfil assado foram as preparações escolhidas para o cardápio de Natal (Foto: Leonardo Costa)

Seguindo a receita do ano passado, a sexta-feira que antecedeu as festividades natalinas ofereceu um cardápio especial e bem no clima para os usuários de ambas unidades do Restaurante Popular. Desta vez, o projeto Bem Comum da PJF, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEDETTUR) e de Agropecuária e Abastecimento (SAA), convidou chefs e professores do curso de graduação e pós-graduação em Gastronomia do CES para ajudarem a equipe do restaurante na preparação das refeições. Cerca de 20 pessoas foram empenhadas na ação, que foi pensada e executada nas duas últimas semanas.

O cardápio escolhido pelos chefs e pelos cozinheiros foi arroz branco, feijão vermelho, farofa de milho com passas e bacon, pernil assado ao molho de laranja e vinagrete. A sobremesa foi doce de banana caseiro e o suco foi de frutas vermelhas. “A decisão pelo cardápio foi em conjunto com a equipe da Servir, que sugeriu que fizéssemos algo que estivesse ligado à alimentação e ao cardápio cardápio habitual do restaurante. Sempre trabalhamos na cozinha respeitando o comensal, ou seja, sondando as pessoas o que elas gostariam de comer. Em se tratando de um evento solidário como este, escolhemos o pernil assado, por ser uma carne muito popular e integrante da gastronomia mineira. O mais importante é atender ao pedido deles. Nós entramos com a técnica, com especiarias. Ofertar um pouco do nosso tempo e do nosso conhecimento é muito gratificante. Ainda por cima, aprendemos muito com os cozinheiros, já que esta não é a nossa realidade”, destaca o chef de cozinha e professor do CES, João Simoncini.

Sobre essa troca de experiências, Gabriel Bastos, também chef, professor e participante da ação, ressalta que essas iniciativas desafiadoras. “Enquanto profissional, saímos da nossa zona de conforto, pois cozinhamos para mais pessoas e para um outro público. Mas não podemos nos esquecer para quem estamos cozinhando. Não falo isso sobre a condição social, mas para o entendimento dessa pessoa perante a comida. Por isso buscamos algo diferente que agrade a todos. É também uma forma de valorizarmos esses cozinheiros que trabalham aqui diariamente, que fazem um trabalho braçal e, muitas vezes, não são reconhecidos. Hoje, o mérito é todo deles”.

restaurante-pop.-leo restaurante-pop.-ola
<
>
Chefs, cozinheiros e estudantes de gastronomia foram os responsáveis por elaborar o cardápio de Natal deste ano no Restaurante Popular (Fotos: Leonardo Costa e Olavo Prazeres)

O cozinheiro Lúcio Mauro Loures, integrante da equipe do restaurante, ressalta que esse intercâmbio é muito gratificante e, para ele, poder cozinhar e receber um elogio pelo alimento feito é o mais importante. “A comida é um apetite que a gente tem. Dependemos dela para sobreviver. Eu duplamente. Sou cozinheiro hospitalar, industrial e comercial, e, em todos esses anos, a coisa que eu aprendi foi agradecer pelo alimento de cada dia, pois tem muita gente que não pode comer. Temos que agradecer muito a Deus”. Para a nutricionista e supervisora das unidades externas da Servir, Tatiana Yria Thees, todos saem ganhando quando existe este tipo de atividade. “Esse contato é enriquecedor, de um lado se vê um pouco da rotina, do outro um truque no preparo que dá aquele toque especial. A gente espera que o cardápio agrade e seja uma comemoração, pois muitas pessoas não têm a oportunidade de ter uma ceia de Natal. Então, esperamos que essa seja uma refeição natalina em que eles possam se lembrar”.

O valor da refeição foi o mesmo: R$ 3,50. Foram servidas cerca de 3.200 refeições, incluindo às unidades Centro e Norte, além da ação noturna, que distribuiu aproximadamente 250 refeições gratuitas a pessoas em situação de rua.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.