Campanha de Vacinação Antirrábica terá segunda etapa sábado
Animais que não não foram vacinados na primeira etapa, em outubro, poderão receber imunizantes

Com o intuito de manter a doença da raiva afastada do município, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou, nesta segunda-feira (21), a realização da segunda etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na Zona Urbana, que será realizada no próximo sábado (26). Os tutores podem levar seus bichinhos das 8h às 17h aos 40 postos de vacinação especiais espalhados pela cidade. A lista com os locais de vacinação pode ser conferida no site da PJF.
De acordo com dados obtidos por meio da Secretaria de Saúde, na primeira etapa da atual campanha de vacinação foram vacinados 36.775 cães e 7.646 gatos na Zona Urbana da cidade, com 5.474 cães e 1.003 gatos também sendo imunizados na Zona Rural do município. A segunda etapa da campanha cumpre orientação do Ministério da Saúde (MS), com o objetivo principal de revacinar os animais que receberam as primeiras doses de suas vidas na primeira etapa da campanha. Por outro lado, é possível que os animais que perderam a primeira etapa, realizada no dia 15 de outubro, recebam sua dose do imunizante.
Antirrábica: para cães e gatos
A vacina antirrábica é indicada para cães e gatos a partir de três meses de idade, sendo recomendada uma dose ao ano. Ela representa a ação mais importante na prevenção da raiva. Desde 1998, Juiz de Fora não registra casos de raiva em cães e gatos. Em contrapartida, são registrados casos de raiva em bovinos e equinos, geralmente na Zona Rural, transmitida principalmente por morcegos hematófagos.









