Na manhã deste sábado (21), data em que se comemora o “dia da árvore”, cerca de 20 moradores do bairro Alto Bairu, na zona leste de Juiz de Fora, se reuniram em frente à área de preservação permanente intitulada “Bosque Bairu” para pensar possibilidades para a conservação da área.
Segundo um morador da região, que não quis se identificar, a área de mais de cinco mil metros quadrados está sem manutenção desde que uma parceria com um grupo de escoteiros foi finalizada. Ele afirma que procurou a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para que fosse realizado um novo chamamento para empresas e organizações interessadas em realizar a manutenção do local, mas “não conseguiu uma resposta consistente” por parte do órgão.
LEIA MAIS notícias sobre a cidade
O abandono do local preocupa os residentes do bairro que relatam já terem encontrado lixo e partes de vegetação cortadas, mesmo com a área sendo fechada com chave. A luta dos moradores é antiga. Em 2011, a Tribuna publicou matéria sobre a batalha de Ilson Marques Pinto que, em 1983, plantou as mudas nos mais de cinco mil e quatrocentos metros quadrados de área do local.
A população do bairro pretende realizar novos encontros a fim de solucionar a questão do espaço.