Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Prefeitura volta a vacinar adolescentes sem comorbidades em JF

Jovens de 16 anos receberão o imunizante nesta quarta; antecipação de 2ª dose da Pfizer aumenta demanda por doses


Por Carolina Leonel

21/09/2021 às 20h12

No Sesc, a fila de pessoas que aguardavam a imunização, por volta das 16h, se estendia desde a Rua Oswaldo Aranha até a Avenida Rio Branco, chegando à Rua Doutor Romualdo (Foto: Fernando Priamo)

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) retoma a vacinação de adolescentes sem comorbidades. Nesta quarta-feira (22), serão vacinados os jovens de 16 anos completos. Eles poderão receber o imunizante no Sport Club Juiz de Fora, das 8h às 16h; no Sesc, das 14h às 20h; e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros de Lourdes, Bandeirantes, Benfica, Milho Branco, Nossa Senhora Aparecida, Santa Cecília, Santa Luzia, São Pedro, Progresso e Vila Ideal, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Os jovens de 15 e 14 anos serão vacinados na quinta e sexta-feira, respectivamente.

Além dos adolescentes de 16 anos, recebem a primeira dose também nesta quarta os adolescentes com comorbidade ou deficiência permanente de 12 a 16 anos, no Sport, das 8h às 16h; no Sesc, das 14h às 20h; e em dez UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Já as grávidas e puérperas (mulheres em pós-parto de até 45 dias) de 12 a 17 anos seguem recebendo a dose inicial no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente, das 8h às 16h, e nas dez UBSs.

As pessoas de 16 anos ou mais que vão receber a primeira dose devem apresentar originais e cópias de documento de identificação com foto – como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista, e o CPF, caso o número do mesmo não conste na identidade, além do comprovante de residência, que ficará retido no local de vacinação. Caso o comprovante de residência não esteja no nome de quem vai ser vacinado, é necessário apresentar cópia do comprovante, do documento de identidade da pessoa que tem o nome no comprovante de residência e, ainda, a declaração de residência, disponível no site da PJF. No caso dos adolescentes com comorbidade ou deficiência permanente de 12 a 15 anos, além destes documentos, é necessário apresentar uma receita ou laudo médico, datado de, no máximo, 12 meses, que comprove a comorbidade ou deficiência permanente que dê direito à vacinação.

A aplicação de primeiras doses continua em Juiz de Fora. Todas as pessoas de 17 anos ou mais que por qualquer motivo não tenham buscado a vacinação anteriormente podem se dirigir até o Sesc ou em uma das dez UBSs .

Primeiro dia de antecipação da Pfizer

Nesta terça-feira, Juiz de Fora aplicou doses da vacina contra a Covid-19 em um público amplo, contemplando adolescentes, adultos e idosos. Pessoas que tomaram a primeira dose da Pfizer até o dia 20 de julho tiveram a segunda dose antecipada, conforme definição do Ministério da Saúde, o que gerou uma extensa fila no Sesc, um dos pontos de vacinação que atendeu este público.

Perto das 16h, a fila de pessoas que aguardavam a imunização se estendia desde a Rua Oswaldo Aranha, onde está localizada a sede do Sesc Juiz de Fora, até a Avenida Rio Branco, chegando à Rua Doutor Romualdo. O local é o único na cidade que aplica o imunizante até às 20h. Na terça, puderam se vacinar no local adolescentes com comorbidades de 12 a 16 anos, além daqueles que têm 17 anos ou mais.

No mesmo ponto foram vacinadas com a segunda dose da vacina pessoas que deveriam ter completado a imunização com a Atrazeneca até o dia 12 de setembro, além daqueles que receberam a primeira dose da Pfizer e que tinham data de retorno no cartão de vacina até o dia 20 de julho. A dose de reforço está sendo aplicada em imunossuprimidos que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias.

Segundas doses

Ainda em relação à aplicação de doses da Pfizer, quem recebeu a primeira dose deste imunizante até o dia 20 de julho pode procurar um dos postos de imunização para receber a segunda dose. Com a remessa de AstraZeneca recebida pelo município na última segunda-feira, a aplicação de segundas doses desse imunizante foi retomada e atualmente é destinada a pessoas que deveriam recebê-la até o dia 12 de setembro. Esse público deve se dirigir ao Sport, Sesc ou em uma das dez UBSs. Já as segundas doses de Coronavac, são destinadas às pessoas com retorno marcado no cartão para o dia 22 de setembro ou data anterior, e são disponibilizadas no Sesc e nas UBSs.

Dose de reforço

As doses de reforço são destinadas aos idosos de 70 anos ou mais que receberam a segunda dose contra a Covid-19 há pelo menos seis meses. Este público pode encontrar a vacina em dez UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h, e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), também das 8h às 11h e das 13h às 16h. A partir desta semana, os imunossuprimidos que tenham recebido a segunda dose há pelo menos 28 dias também podem receber o reforço. Este público é vacinado no Sesc, das 14h às 20h.

O que levar

Os trabalhadores da educação que vão receber a segunda dose devem apresentar o cartão de vacina comprovando o recebimento da dose inicial, um documento de identificação com foto, o CPF e um comprovante de vínculo com uma creche, escola ou faculdade de Juiz de Fora, como o contracheque, carteira assinada, declaração da escola ou outro documento, podendo este ser o mesmo apresentado no recebimento da primeira dose.

As demais pessoas que vão receber a segunda aplicação, ou os idosos que vão receber a dose de reforço, precisam apresentar apenas o cartão de vacina e um documento de identificação com foto. Os imunossuprimidos, além destes documentos, para receber a dose de reforço devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. Os imunossuprimidos podem receber a dose de reforço a partir de 28 dias após a segunda dose.

As grávidas de 12 a 17 anos precisam levar o cartão do pré-natal, e as puérperas , um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como certidão de nascimento do bebê ou registro de alta hospitalar pós-parto. Tantos as grávidas quantos as puérperas precisam apresentar, ainda, originais e cópias de um documento de identificação com foto, como documento de identidade, além de comprovante de residência.

Devem esperar

Quem se vacinou contra Influenza deve esperar pelo menos 15 dias entre o momento que recebeu a dose do imunizante contra a gripe para poder ser vacinado contra a Covid-19. Para quem foi diagnosticado com Covid-19, é recomendado ao menos 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber a vacina.

Calendário vacinação quarta-feira:

O conteúdo continua após o anúncio

-Todos os adolescentes de 16 anos: Sport, das 8h às 16h; Sesc, das 14h às 20h; em 10 UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

-Adolescentes de 12 a 16 anos com comorbidade ou deficiência permanente: Sesc, das 14h às 20h; em 10 UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

-Grávidas ou puérperas de 12 a 17 anos: Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente, das 8h às 16h; e em 10 UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

-Segunda dose dos trabalhadores da educação com 18 anos ou mais: No Sport Club, das 8h às 16h.

-Segundas doses de AstraZeneca para pessoas que deveriam receber a vacina até o dia 12 de setembro: No Sesc, das 14h às 20h; Sport, das 8h às 16h; e em dez UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

-Segundas doses de Coronavac para pessoas com retorno no cartão no dia 22 de setembro ou data anterior: No Sesc, das 14h às 20h; e em dez UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

-Segundas doses de Pfizer para todos que receberam a primeira dose até 20 de julho: No Sesc, das 14h às 20h; Sport, das 8h às 16h; e em dez UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

-Primeiras doses de pessoas com 17 anos ou mais: No Sesc, das 14h às 20h; e em dez UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

-Vacinação de reforço para idosos com 70 anos ou mais que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses: Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 11h e das 13h às 16h; e em 10 UBSs referência, também das 8h às 11h e das 13h às 16h.

-Vacinação de reforço para imunossuprimidos que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias: No Sesc, das 14h às 20h

Endereços dos locais de vacinação

-Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente: Rua São Sebastião, 772, Centro
-Departamento de Saúde do Idoso (DSI): Rua Batista de Oliveira, 943, Granbery
-Sesc Juiz de Fora: Rua Oswaldo Aranha, 109, Centro
-Sport Club Juiz de Fora: Avenida Barão do Rio Branco, 1.303, Centro (entrada pela avenida Brasil)

UBSs

UBS Bairro Nossa Senhora de Lourdes: Rua Inácio Gama, 813
UBS Benfica: Rua Guararapes, 106
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, 775
UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, 1.433
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, 1.910
UBS Milho Branco: Rua Nicolau Schuery, s/nº
UBS Progresso: Rua Jorge Knopp, nº 119
UBS Santa Cecília: Rua Gabriel Rodrigues, nº 900
UBS Bandeirantes: Rua Laurindo Nocelli, nº 100

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia