Inscrições da 10ª Semana do Turismo se encerram na segunda
Neste ano, evento gratuito tem como tema “Turismo e crise”
As inscrições para a 10ª Semana do Turismo, que tem como tema “Turismo e crise”, se encerram na segunda-feira (24). As pessoas interessadas podem fazer a inscrição pelo site do Curso de Turismo da UFJF. As inscrições são gratuitas para todas as atividades.
O evento acontece de 1° a 4 de outubro, no Instituto de Ciências Humanas da UFJF. A iniciativa é do Curso de Turismo da UFJF, com apoio do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Pró-Reitoria de Graduação, Pró- Reitoria de Extensão, Centro Acadêmico de Turismo (CATUR), Rumos – Empresa Júnior de Turismo, e Acesso Comunicação Jr.
Estão sendo esperados cerca de cem participantes, entre alunos, professores e profissionais do turismo e áreas afins. O público poderá participar de uma programação variada: conferências, minicursos, roda de conversas e mostra de trabalhos acadêmicos.
Para as Conferências, foram convidados os professores Marta de Azevedo Irving, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em ciências pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), e Glauber Eduardo de Oliveira, doutor em economia do turismo e do meio ambiente pela Universitat de les Illes Balears (Espanha) e doutor em administração de organizações pela Universidade de São Paulo (USP).
Ambos irão abordar aspectos econômicos e sócio-ambientais do “Turismo em tempos de crise”. Para mediar os trabalhos, foi escalado Fernando Salgueiro Perobelli, professor associado da Faculdade de Economia da UFJF e doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP).
Programação
Atendendo às demandas dos discentes, estão previstos 18 minicursos com temáticas diversificadas nas áreas de agenciamento, eventos, transportes, alimentos e bebidas, patrimônio e gestão cultural, planejamento em turismo e turismo de base comunitária. Alguns ministrantes são ex-alunos do curso de turismo da UFJF, que já atuam no mercado de trabalho, e os demais, professores e profissionais do setor.
Outras atrações são as duas rodas de conversas com profissionais de instituições públicas e da iniciativa privada, debatendo sobre estratégias públicas e empresariais em meio à recessão financeira, visando demonstrar as soluções encontradas para geração de trabalho e renda, captação de recursos e criação de projetos inovadores. E também a Mostra de trabalhos acadêmicos, espaço reservado para discentes e docentes apresentarem resumos expandidos de trabalhos relacionados à graduação, pesquisa e extensão sobre assuntos relacionados ao turismo. A programação completa pode ser vista neste link.