Procon-MG faz alerta contra falsa notificação e risco de golpe

O órgão enfatiza que utiliza apenas o domínio @mpmg.mp.br nas comunicações via e-mail


Por Tribuna

21/07/2023 às 12h35- Atualizada 21/07/2023 às 12h36

O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), fez um alerta para a população contra a falsa notificação e risco de golpe envolvendo o órgão. De acordo com o relato, estão circulando e-mails e mensagens através de SMS e WhatsApp com uma suposta notificação para “abertura de reclamação de um consumidor”, mas que não foram remetidas pelo Procon. O órgão enfatiza que as mensagens são falsas e que têm, provavelmente, o objetivo de se aplicar golpes, já que apenas o domínio @mpmg.mp.br é utilizado nas comunicações via e-mail.

Procon-MG faz alerta contra falsa notificação e risco de golpe

A orientação do órgão é de que os consumidores nunca baixem arquivos anexados à mensagem ou acessem links que estejam em texto. No caso de recebimento de mensagens similares, a atitude mais recomendada é deletar a mensagem.

Já para os indivíduos que tenham clicado em algum link da mensagem ou tenham baixado algum arquivo, a recomendação é que seja feita a verificação de segurança do aparelho, seja smartphone, tablet ou computador, através de um programa de antivírus de confiança do usuário.

LEIA MAIS

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.