PJF finaliza vacinação com a 1ª dose em jovens de 21 anos neste sábado
Imunizante estarão disponíveis no Drive-thru da UFJF, Sesc, Sport e Pam-Marechal
Nesta sábado (21), a vacinação contra a Covid-19 chega às pessoas com 21 anos, nascidas entre setembro e dezembro. A campanha de imunização contra a doença contempla, ainda, aqueles com 22 anos ou mais, que por algum motivo ainda não tenham conseguido receber a primeira dose da vacina. Este público pode buscar pela dose inicial no drive-thru da UFJF, Sesc Juiz de Fora e PAM-Marechal, das 8h às 13h
A campanha também dá sequência à aplicação de segundas doses. O Sport foca exclusivamente na aplicação de segundas doses dos imunizantes Coronavac e Astrazeneca. Neste sábado, devem procurar a segunda dose da AstraZeneca aqueles em que o cartão de vacinação indica a data de 12 de agosto para a conclusão da imunização, também das 8h às 13h. Já as doses da Pfizer podem ser encontradas no drive-thru da UFJF, Sesc e PAM-Marechal.
Além da vacinação por faixa etária, grávidas, puérperas (mulheres em pós-parto de até 45 dias) e lactantes (mulheres que amamentam e que estejam em até seis meses de pós-parto), todas com 18 anos ou mais, seguem podendo ser vacinadas. Elas podem buscar pela primeira dose do imunizante no drive-thru da UFJF, no Sesc ou no PAM-Marechal, no mesmo horário.
O que levar
Para receber a dose, a pessoa que vai se vacinar por idade deve levar (originais e cópias) de documento de identificação com foto _ como identidade (RG) ou carteira de motorista -, e comprovante de residência, que ficará retido no local. Caso o comprovante não esteja no nome da pessoa, é necessário apresentar cópia do documento, da identidade e, ainda, a declaração de responsabilização, disponível no site da PJF. Para receber a segunda dose, além do documento original com foto, a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação comprovando o recebimento da primeira aplicação.
As grávidas também precisam levar o cartão do pré-natal e a carteira da gestante. As puérperas devem apresentar um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como a certidão de nascimento do bebê ou atestado de alta hospitalar. Já as lactantes em até seis meses de pós-parto, por sua vez, precisam levar um atestado médico como forma de comprovação de que amamentam e um documento que comprove que o parto ocorreu nos últimos seis meses, como a certidão de nascimento do bebê.
Devem esperar
A PJF orienta ainda que as pessoas que se imunizaram contra a gripe, mas que também têm o direito de se vacinar contra a Covid-19, esperem, pelo menos, 14 dias entre as aplicações dos imunizantes. Para quem foi diagnosticado com o coronavírus, é recomendado, ao menos, 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber qualquer uma das vacinas.
Confira os endereços dos locais de vacinação deste sábado:
Drive-Thru da UFJF: Campus da UFJF, estacionamento da Faculdade de Educação (Faced)
Sesc Juiz de Fora: Rua Oswaldo Aranha, 109
Sport Club Juiz de Fora: Avenida Barão do Rio Branco, 1.303, Centro (entrada pela avenida Brasil)
PAM-Marechal: Rua Marechal Deodoro, 496, Centro
Tópicos: coronavírus / vacina