Juiz de Fora tem mínima de 7,5 graus, com sensação térmica de 2 nesta terça
São João Del-Rei teve mínima de 1,4 grau e pode registrar temperatura negativa na próxima madrugada
A onda de frio, em atuação em boa parte do país, chegou e mudou as condições em Juiz de Fora nesta terça-feira (20). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima do dia chegou aos 7,5 graus. Com a velocidade das rajadas de ventos, que chegavam a 23km/h por volta das 6h, a sensação térmica foi de apenas 2 graus. Já a máxima registrada foi de 16,9 graus. A temperatura, no entanto, não foi a menor deste ano. Ainda em julho, na madrugada do dia 1º, fez 7 graus, com sensação térmica de zero.
A estimativa, ainda conforme previsão do Inmet, é de mínimas variando entre 8 e 10 graus nesta quarta, e máxima em torno dos 20 graus. Pelo menos até o domingo (25), os termômetros tendem a oscilar entre 10 e 22 graus. Além do frio, os juiz-foranos seguem sentido os efeitos do tempo seco, com baixa umidade relativa do ar. Nesta terça o índice chegou a 45%. Não há nenhuma estimativa de chuva para a cidade.
Região
Algumas cidades da região também registraram temperturas bem baixas nesta terça, como São João Del-Rei, no Campo das Vertentes, cuja mínima foi de 1,4 grau. Barbacena teve medição de 4,3, e Viçosa 6,6 graus.
Na Zona da Mata, a variação nesta quarta deve ser entre 5 e 25 graus. Já nas Vertentes, os termômetros podem apontar temperatura negativa, de até – 2 graus. A máxima deve girar em torno de 24 graus.
Abrigo para moradores em situação de rua
Um dos grandes atingidos pelo frio severo são os moradores em situação de rua. Para isso, a PJF ressalta os atendimentos no abrigo emergencial do Município. A unidade está em funcionamento no prédio da Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora (Emcasa), localizado na Avenida Sete de Setembro, 975, e possui capacidade para alojar 50 pessoas.
De acordo com a assessoria, as vagas são preenchidas por ordem de chegada, com entrada a partir de 17h, pela Avenida Brasil, e o horário de saída até 9h do dia seguinte. O local conta com três andares e também oferece a possibilidade de abrigar casais. Além disso, a casa possui banheiros masculino e feminino, com direito a banho e refeição, onde são servidos, com o auxílio de instituições parceiras, café da manhã, das 6h às 8h20, e refeição noturna, a partir das 18h.
Há também um espaço externo para acolher os animais de estimação dos abrigados e uma área para guardar os carrinhos, carroças e objetos de trabalho utilizados por alguns dos alojados no seu dia a dia.
LEIA MAIS