Cratera interdita Acesso Norte após temporal em Juiz de Fora

Cratera na Avenida Garcia Rodrigues Paes divide via e altera linhas de ônibus


Por Pâmela Costa

20/02/2026 às 08h52- Atualizada 20/02/2026 às 10h10

O temporal que atingiu Juiz de Fora nessa quinta-feira (19) provocou o afundamento do asfalto e a abertura de uma cratera na Avenida Garcia Rodrigues Paes, no Acesso Norte. Com a via dividida ao meio, as linhas de ônibus que passam pelo local tiveram os itinerários alterados. Em nota, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recomendou que a população evite trafegar pelo local. 

A Secretaria de Mobilidade Urbana informou que o trecho interditado está entre os trevos dos Bairros Barbosa Lage e Araújo, na Zona Norte. A recomendação é que os desvios ocorram pela Avenida Juscelino Kubitschek, apontada como a principal rota alternativa pelo poder público. Além de sinalização, o local conta com agentes de trânsito para orientar os condutores quanto aos desvios. 

Segundo a PJF, o cedimento do asfalto ocorreu porque o antigo bueiro metálico instalado no Acesso Norte não suportou a pressão da água e acabou colapsando, provocando a abertura da cratera na via. No local se encontram técnicos da Secretaria de Obras e da Defesa Civil que buscam, no momento, avaliar o caso e adotar providências para a recuperação da estrutura.

Zona Norte foi a mais afetada pela chuva

A Defesa Civil informou que também registrou outras 14 ocorrências pela cidade relacionadas às chuvas, sete delas foram na Zona Norte e quatro na Zona Sul. Segundo o balanço do órgão, foram contabilizados oito alagamentos, três deslizamentos de terra, um desabamento de muro de divisa, um destelhamento total e uma infiltração em parede. Os pontos considerados críticos, seguem sendo monitorados pelo órgão.

No Bairro Santa Cruz, também na Zona Norte, uma árvore de médio porte caiu sobre a rede elétrica e deixou 25 moradores temporariamente sem energia na região. O Corpo Bombeiros de Minas Gerais realizou o corte da árvore e desobstrução da via, que ficou parcialmente interditada.

De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), na manhã desta sexta-feira foi necessário desligar a rede para a realizar a poda da árvore. A previsão é de restabelecimento até o final da manhã, por volta de 12h.

Outra queda de árvore e parte de um bambuzal caiu sobre a rodovia de acesso ao Bairro Granjas Betel, na região Sudeste da cidade. A pista também ficou parcialmente bloqueada antes do trabalho de desobstrução dos bombeiros, que já foi realizado.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.