28 locais públicos de Juiz de Fora poderão ter wi-fi grátis
Juiz de Fora poderá ter sinal de internet sem fio (wi-fi) gratuito em 28 praças e locais de grande circulação. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (20), durante coletiva de imprensa na qual o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) anunciou o programa “JF+Digital”. O objetivo do projeto, segundo a PJF, é promover o vínculo social, a inclusão digital, democratizar o acesso à informação, produzir dados para a gestão do espaço, aquecer as atividades políticas, culturais e econômicas e reforçar a dimensão pública. Nesta quarta-feira, será publicado o edital com o chamamento público para as empresas que quiserem participar da seleção.
A proposta é que sejam oferecidas duas horas de navegação por dia para cada usuário, a uma velocidade mínima de 128 kbps. Dependendo do número de usuários no mesmo ponto, poderá ser estabelecido, ainda, um número máximo de acessos simultâneos.
A Prefeitura irá oferecer a estrutura mínima para a instalação dos equipamentos, mas toda a tecnologia e aparelhagem para que a internet seja disponibilizada ficará a cargo das empresas vencedoras. Em contrapartida, elas poderão colocar suas logomarcas nas placas que vão identificar o wi-fi grátis nos pontos determinados. A oferta de internet nos 28 locais escolhidos previamente pela PJF vai depender do interesse das empresas. Caso mais de uma empresa se interesse em ofertar o serviço em um mesmo ponto, o edital trará critérios de desempate.
No dia 11 de fevereiro, as empresas irão apresentar suas propostas. Elas poderão definir se o usuário precisará se cadastrar previamente em seu site ou se o acesso será livre de cadastro. As vencedoras poderão, ainda, fazer com que o acesso à internet seja feito por meio de suas próprias páginas na internet. Com isso, o Executivo Municipal não precisará investir recursos para oferecer o serviço. O contrato com as empresas vencedoras será de 24 meses.
Conforme o Prefeito Bruno Siqueira, a proposta foi inspirada em outras cidades que já disponibilizam internet wi-fi grátis, como Medelín, na Colômbia.
Confira a lista de locais escolhidos pela PJF para receber programa de internet grátis:
Praça Coronel Geremias Garcia – Praça de Benfica
Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados – Praça CEU
Praça Rafael da Silva Cruz – Nova Era
Praça Sebastião Perfeito Filho – Praça Cidade do Sol
Praça Áureo Gomes Carneiro – Praça do Grama
Praça Artur Bernardes – Praça do Bandeirantes
Praça Vovó Elvira Gabriela do Carmo – Praça de Linhares
Praça Álvaro Braga – Praça do Bairu
Praça do Manoel Honório
Museu Mariano Procópio
Praça Armando Toschi – Ministrinho – Praça do Jardim Glória
Praça Pedro Marques – Praça da Olegário Maciel
Parque Halfeld
Morro do Imperador
Praça Antônio Carlos
Praça Jarbas de Lery Santos – Praça do São Mateus
Complexo Travessia – Bairro Olavo Costa
Praça Menelick de Carvalho
Praça Poeta Daltemar Lima – Praça Bom Pastor
Praça Padre Geraldo Pelzers – Praça de Santa Luzia
Parque da Lajinha
Praça do Ipiranga
Praça José Gattás Bara – Praça da Curva do Lacet
Praça da Estação
Calçadão da Rua São João
Calçadão da Rua Halfeld
Calçadão da Rua Mister Moore
Calçadão da Rua Marechal