Ciclofaixa de 4,5 km será implantada na Zona Leste 

Estrutura ligará Linhares ao Vitorino Braga, bairros na Zona Leste de Juiz de Fora


Por Tribuna

19/08/2025 às 10h46

Uma nova ciclofaixa com 4,5 quilômetros de extensão será construída em Juiz de Fora, ligando os bairros Vitorino Braga e Linhares, na Zona Leste. O anúncio foi feito nesta terça-feira (19), data em que se celebra o Dia Nacional do Ciclista.

A via começa no Vitorino Braga, entre as ruas Vitorino Braga e Monsenhor Hernani de Oliveira, e segue até o Linhares, entre as ruas Diva Garcia e João Henrique Vila Real. A obra ficará sob responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) e deve ter início nas próximas semanas.

De acordo com a Prefeitura, a estrutura será a “maior da cidade”, que já possui uma ciclofaixa na Via São Pedro de 3 quilômetros de extensão.

O espaço será de uso compartilhado, atendendo tanto pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte quanto aquelas que pedalam para lazer. A definição do traçado foi discutida com a comunidade e associações de ciclistas, que contribuíram com sugestões para adequação às demandas locais.

A Tribuna pediu à Prefeitura a licitação do projeto, que não se encontra no Portal da Transparência.

Confira alguns trechos onde a ciclofaixa será construída:

ciclofaixa-rua-vitorino-e-rua-monsenhor-google-mapsciclofaixa-Diva-Garcia-e-Joao-Henrique--google-mapsciclofaixa-diva-garcia-linhares-google-maps
<
>
Cruzamento entre a Rua Vitorino Braga e Rua Monsenhor Hernani (Foto: Google Maps)

Entenda os tipos de espaços destinados a ciclistas:

  • Ciclorrota: rota compartilhada com veículos motorizados, indicada por sinalização, sem segregação física.
  • Ciclofaixa: espaço demarcado na pista de rolamento por pintura, podendo contar com tachões e balizadores.
  • Ciclovia: faixa exclusiva para ciclistas, fisicamente segregada do tráfego motorizado por barreiras, canteiros, grades ou desníveis.
  • LEIA MAIS notícias sobre Juiz de Fora aqui

*Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.