10º Batalhão de Infantaria comemora 271 anos

Unidade militar está em Juiz de Fora há 101 anos


Por Michele Meireles

19/02/2020 às 11h59

10 bil 2
Batalhão realizou solenidade militar para celebrar a data (Foto: Divulgação/ 10 BIL)

O 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (10º BIL), sediado no Bairro Fábrica, Zona Norte de Juiz de Fora, celebrou na terça-feira (18) seus 271 anos de existência. Com origem na fundição das Companhias de Dragões e Leais Cuyabanos, a organização militar, que é a quinta mais antiga de todo o Exército Brasileiro, está em Juiz de Fora há 101 anos. A solenidade de comemoração contou com a presença de autoridades civis e militares e de ex-integrantes, entre eles, os pracinhas.

Figurando como um importante braço operacional das Forças Armadas, militares do batalhão já participaram de missões de destaque, como a Segunda Guerra Mundial, quando enviou 680 militares à Europa. Depois, esteve presente em diversas missões em apoio à Organização das Nações Unidas (ONU), como em Suez (1959), Angola (1996) e no Haiti em 2007, 2010 e 2012.

Recentemente, o batalhão participou de diversas missões como a Intervenção de Segurança Pública no Rio de Janeiro, Rio + 20, jogos Mundiais Militares, Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações, Copa do Mundo, Pacificação no Complexo da Maré, Jogos Olímpicos e Paralímpicos e a Operação Capixaba. A última delas foi a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.