Novo sistema de bilhetagem eletrônica começa a ser testado no transporte público
Mudança gradual no sistema de operação acontece a partir da segunda-feira, mas ainda não vai impactar dia a dia dos passageiros
O transporte público de Juiz de Fora terá, a partir da próxima segunda-feira (21), um novo sistema de bilhetagem eletrônica funcionando em formato de teste em alguns ônibus da cidade.
De acordo com a Astransp, nesta primeira fase, os testes do novo sistema começam de forma a acompanhar os pagamentos em dinheiro. A empresa ressaltou que a mudança inicial não trará impacto para o dia a dia dos passageiros do transporte público.
Conforme o Consórcio Via JF, na prática, acontecerá desta forma: o passageiro que pagar em dinheiro verá que a validação (a luz que acende ao passar na catraca) será acendida no validador novo da Transdata, e não no equipamento amarelo que já era utilizado anteriormente nos ônibus.
A Via JF disse que a mudança é gradual, mas não informou quantos ônibus e quais linhas passarão a contar com o funcionamento dos novos validadores já na segunda-feira.
O que é o Novo Sistema de Bilhetagem Moov da Transdata?
De acordo com o consórcio Via JF, o Moov, desenvolvido pela empresa Transdata, é um sistema de bilhetagem digital que visa aprimorar a experiência dos passageiros no transporte coletivo a partir do pagamento das tarifas. Com a mudança, a promessa é que o embarque fique mais rápido e eficiente.
Próximas Etapas
Após o funcionamento gradual dos novos validadores, o consórcio Via JF informa que serão divulgadas informações sobre a distribuição dos Cartões Moov pela ASTRANSP, que começarão pelos Cartões Moov roxo, para gratuidade, e posteriormente os Cartões Moov verde, para pagantes.
Além disso, segundo a Via JF, em uma próxima fase, serão oferecidas aos passageiros novas formas e serviços inovadores para recargas, incluindo um novo aplicativo exclusivo e atendimento via WhatsApp, visando tornar a experiência com o Cartão Moov ainda mais prática e conveniente.