PF deflagra operação contra pornografia infantil
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), uma ação para reprimir o compartilhamento e a posse de imagens e vídeos de pornografia infantil na internet. Conforme a corporação, policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão em Ubá e Muriaé. Além de Minas Gerais, a ação, batizada de “Cabreba”, acontece em outros 17 estados e no Distrito Federal. Cerca de 370 policiais cumprem 93 mandados de busca e apreensão, além de duas prisões preventivas e uma condução coercitiva. A operação unificada e coordenada pela Unidade de Repressão aos Crimes de Ódio e Pornografia Infantil da Polícia Federal (Urcop) ocorre no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
Conforme nota da PF, a manobra reuniu informações e alvos de investigações de várias unidades da Polícia Federal pelo Brasil, que tratam da disseminação transnacional de pornografia infantil, por meio de redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens e vídeo. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de posse e compartilhamento de arquivos de pornografia infantil, com penas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código Penal Brasileiro que variam de 1 a 6 anos de reclusão.
O nome da operação presta homenagem a Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina brasileira de 8 anos que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em 18 de maio de 1973, crime que até hoje permanece impune.