Defesa Civil alerta para onda de calor em Juiz de Fora

Órgão destaca chances de os termômetros atingirem recorde de medição até o final de semana


Por Tribuna

18/02/2025 às 18h22

Design sem nome 1 2
(Foto: Leonardo Costa)

A Defesa Civil de Juiz de Fora publicou, nesta terça-feira (18), um alerta de onda de calor para a cidade. Segundo o órgão, as altas temperaturas devem permanecer até o próximo domingo (23), com a possibilidade de os termômetros atingirem um novo recorde de medição no decorrer da semana.

Na última segunda (17), segundo a Defesa, as temperaturas atingiram a maior marca do segundo mês do ano, chegando a 36,2 graus no período da tarde. Essa marca supera ainda a média histórica, de 28 graus. São caracterizadas como ondas de calor períodos em que as temperaturas atingem cinco graus acima do esperado para o mês. 

Com os registros contínuos de temperaturas elevadas, a população deve redobrar os cuidados, principalmente com as crianças, idosos e animais.  Evitar a prática de exercícios físicos intensos ao ar livre, utilizar filtro solar diariamente, reforçar a hidratação e evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h são algumas recomendações para se manter seguro durante ondas de calor.

A Defesa Civil alerta ainda para que as pessoas que frequentam os blocos carnavalescos em Juiz de Fora usem bonés ou viseiras, além de optar por fantasias e roupas frescas e leves, a fim de evitar a desidratação e insolação que podem levar a graves consequências.

Previsões apontam que, por conta de um bloqueio atmosférico que vem impedindo a chegada de chuvas e de frente fria, as altas temperaturas continuarão sendo registradas no Sudeste do país até o fim de fevereiro.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.