Hospital-Dia Vila Verde conquista acreditação ONA
Unidade de Juiz de Fora é a primeira do segmento a receber a certificação
O Hospital-Dia da Rede Vila Verde, em Juiz de Fora, foi reconhecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), sendo o primeiro do segmento a receber o certificado, também conferido ao Hospital Internação da Vila Verde. “A conquista destaca o compromisso da instituição, que faz parte do ViV Saúde Mental e Emocional – maior grupo de saúde mental do Brasil, com a segurança e qualidade no atendimento ao paciente”, destaca a entidade.
Com mais de 400 beneficiários, o Hospital-Dia é um dos maiores do país na categoria, tem regime de assistência multidisciplinar que oferece consultas e terapias, com permanência do paciente na unidade por um período máximo de 12 horas. A unidade da Vila Verde, na Avenida Rio Branco, conta com recursos tecnológicos efetivos e inovadores para entender a jornada do paciente na unidade, alterando a grade de atividades e o seu plano terapêutico, de acordo com as informações coletadas no prontuário eletrônico.
Para a diretora técnica da Vila Verde, Gabriela Ladeira, a certificação representa mais do que uma conquista institucional: é a validação de anos de dedicação, esforço e compromisso com o cuidado centrado nos pacientes e em suas famílias. “Em um setor historicamente marcado pelo estigma e pela incompreensão, esta certificação é um marco pioneiro, reafirmando a nossa missão de oferecer cuidados humanizados, seguros e de altíssima qualidade.”
O processo de acreditação da ONA é um método de certificação da qualidade dos serviços de saúde no Brasil. “A organização avalia as instituições em diferentes níveis, com foco na segurança do paciente, na qualidade da gestão e na excelência dos serviços prestados. Além disso, incentiva a adoção de uma cultura de melhoria contínua, revisão de protocolos e busca de inovações”, observa a ViV Saúde Mental e Emocional.
Segundo a gerente de qualidade da ViV, Deborah Ferreira, esse processo busca garantir que as instituições mantenham um padrão elevado de atendimento, promovendo a segurança do paciente e a eficiência operacional. Conforme ela, setores de qualidade assistencial e operacional da ViV trabalham juntos e desempenham um papel crucial para garantir que os serviços prestados estejam alinhados com os mais altos padrões de qualidade e segurança. “Buscamos atuar com o conceito das melhores práticas assistenciais em saúde mental, promovendo o cuidado integral, humanizado e centrado no paciente, além de garantir a segurança e a eficácia dos tratamentos. Essas práticas são baseadas em evidências científicas, diretrizes atuais e abordagens multidisciplinares”, afirma.
Sobre a ViV Saúde Mental e Emocional
A ViV Saúde Mental e Emocional é o maior grupo de saúde mental do Brasil e está presente no Distrito Federal e em cinco estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo. A entidade oferece tratamento da baixa à alta complexidade, com cuidados personalizados, com o propósito de melhorar a qualidade de vida de seus pacientes. “A missão da ViV é elevar a vida ao seu melhor e integrar os lados físico, mental e social de cada paciente, com uma abordagem baseada no equilíbrio entre o científico e a sensibilidade humana. Busca ser reconhecida como uma rede de excelência assistencial para saúde mental e emocional, contribuindo para redução do estigma no Brasil.”