Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / chuva / blogs e colunas / obituário / polícia

Sinal analógico é totalmente desligado em JF e Matias Barbosa

Será preciso um conversor digital para acompanhar canais abertos, como os da TV Integração, Alterosa e Record

Por Fabíola Costa

17/12/2018 às 18h22- Atualizada 18/12/2018 às 02h43

Após prorrogação, o sinal analógico de TV aberta em Juiz de Fora e em Matias Barbosa chega às 23h59 desta segunda-feira (19). Com isso, os consumidores que possuem aparelhos mais antigos, como os de tubo (sem conversor embutido), precisam instalar um conversor digital e uma antena externa UHF ao televisor, para fazer a sintonia de canais abertos, como os da TV Integração, Alterosa e Record, por exemplo. Outra opção é adquirir um aparelho que já conte com o conversor embutido, como os de LED, LCD ou plasma com o selo DTV.

LEIA MAIS: Além das providências necessárias para garantir o sinal digital, consumidor deve ficar atento ao descarte dos aparelhos antigos

O conteúdo continua após o anúncio

As famílias beneficiárias de programas federais (como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros), que não possuem equipamento compatível com o sinal digital, têm direito ao recebimento de um kit gratuito composto de conversor, antena e controle remoto. Os beneficiários devem acessar a página do Seja Digital e agendar a retirada do kit ou, se preferir, ligar no 147 e posteriormente buscar os equipamentos no ponto de distribuição.

Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos programas com maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel e multiprogramação.

Tecnologia 4G

A expectativa é que o desligamento do sinal analógico traga benefícios para as redes de telefonia e para os usuários de internet em smartphones. Conforme a agência reguladora, quando desligado, o sinal analógico liberará uma faixa de radiofrequência já mapeada para que as operadoras de telefonia móvel ativem a tecnologia 4G, que possibilita acesso a internet mais veloz, de melhor qualidade e maior cobertura inclusive em ambientes fechados.



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia