Instituições promovem ações de combate ao câncer de mama

Nos próximos dois dias, população contará com avaliação de saúde para mulheres e outros serviços


Por Bruna Furtado, estagiária sob supervisão da editora Rafaela Carvalho

17/10/2023 às 16h11

Nesta quinta-feira (19) é celebrado o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama, de acordo com a Lei 13.431/2016. A data, lembrada no mês dedicado também ao combate da doença, estimula ações relacionadas ao Outubro Rosa nos próximos dias em Juiz de Fora.

Dentro da iniciativa do Outubro Rosa, a Câmara Municipal de Juiz de Fora é uma das instituições que realizará atividades que têm como alvo a população feminina da cidade.

Na quarta-feira (18), o Ascomóvel estará no Parque Halfeld, em frente à Câmara, entre 8h e 11h30 com objetivo de realizar avaliação para mulheres entre 50 e 69 anos, com encaminhamento para mamografia pré-agendada na Ascomcer, parceira da Câmara na ação, se assim for necessário.

Já na quinta, às 10h, a Câmara receberá o ginecologista Alexandre Ronzani para uma palestra, cujo tema é “Avanços no tratamento do câncer de mama: a prevenção é o mais importante”. A conversa será seguida de um coffee break.

LEIA MAIS: Outubro Rosa: importância da alimentação na prevenção e tratamento do câncer de mama

Outras ações gratuitas

O projeto Dia de Magia realizará, neste sábado (21), no Clube Cascatinha, evento aberto e gratuito, com atividades recreativas, lanche compartilhado e bate papo. A iniciativa pretende reunir e compartilhar histórias, vivência e enfrentamentos de mulheres que já tiveram ou que convivem com o câncer de mama. O horário ainda não foi divulgado. Para participar, basta acessar o projeto no Instagram @diademagia.

O Instituto Florescer, que cuida de mulheres vítimas de violência e abuso, promoverá, no dia 29 de outubro, às 13h, no Clube São Carlos, uma ação social de cuidado com mulheres da comunidade. Serão oferecidas aula de automaquiagem e de defesa pessoal, assim como revisão de saúde e promoção de bate papo sobre câncer de mama e prevenção. Para mais informações, acesse o instagram @florescer.cc.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.