Tópicos em alta: CPI dos ônibus / polícia / fé na estrada / reforma da previdência / bolsonaro

Deputados e vereadores traçam metas para melhorar segurança na cidade

Deputados estaduais eleitos por Juiz de Fora e vereadores do município reuniram-se ontem, na Câmara Municipal, com o propósito de discutir o enfrentamento à violência. Dados apresentados durante o encontro mostraram que a cidade vive um expressivo aumento nos índices de criminalidade, sobretudo dos crimes violentos, como homicídios, nos últimos cinco anos. No ano de […]

Por Tribuna

17/04/2017 às 19h13

 Durante a reunião, deputados e vereadores ressaltaram a necessidade de aparelhamento da Polícia Civil, reforço do efetivo policial e investimentos em programas sociais para a juventude (Foto: Olavo Prazeres)
Durante a reunião, deputados e vereadores ressaltaram a necessidade de aparelhamento da Polícia Civil, reforço do efetivo policial e investimentos em programas sociais para a juventude (Foto: Olavo Prazeres)

Deputados estaduais eleitos por Juiz de Fora e vereadores do município reuniram-se ontem, na Câmara Municipal, com o propósito de discutir o enfrentamento à violência. Dados apresentados durante o encontro mostraram que a cidade vive um expressivo aumento nos índices de criminalidade, sobretudo dos crimes violentos, como homicídios, nos últimos cinco anos. No ano de 2016, foram registrados 153 assassinatos, número quase 200% superior ao do ano de 2011, quando ocorreram 52 mortes violentas. Entre as decisões tomadas, ficou agendada uma reunião para o dia 4 de maio, na qual serão convidados a participar os nove deputados representantes da Zona da Mata, com a meta de traçar planos para melhorar a segurança em toda a região.

Ontem a reunião contou com as presenças dos deputados Isauro Calais (PMDB), Márcio Santiago (PR) e do representante do deputado Noraldino Júnior (PSC), Ricardo Smyllie. Segundo a assessoria da Câmara, os deputados Lafayette Andrada (PSD) e Antônio Jorge (PPS), apesar de convidados, não compareceram e não mandaram representantes. Entre os vereadores participaram Delegada Sheila (PTC), Sargento Mello (PTB), João Coteca (PR), Charlles Evangelista (PP), Júlio Obama (PHS), Vagner de Oliveira (PSC), João Kennedy Ribeiro (PMDB), Antônio Aguiar (PMDB) e José Márcio (PV). Consenso entre eles, é a necessidade de aparelhamento da Polícia Civil, reforço do efetivo policial e investimentos em programas sociais para a juventude. Além disso, uma comissão deverá ser formada a fim de encontrar os titulares das secretarias de Estado de Defesa Social (Seds) e de Trabalho e Defesa Social (Sedese), com objetivo de apresentar as demandas da região no que diz respeito à segurança pública.

O conteúdo continua após o anúncio

“Estamos próximos ao Rio, o que facilita a entrada de armas e drogas no estado. O mesmo acontece com Muriaé, que tem proximidade com o Espírito Santo. É importante que tenhamos ações para proteger nossas fronteiras, como o projeto Divisa Segura, para melhorar nossa segurança”, ressaltou Isauro Calais. Márcio Santiago lembrou a necessidade de haver recursos para ampliação de projetos sociais para o município. “Não temos hoje programas sociais para tirarem o jovem e o adolescente da ociosidade, o que os faz serem aliciados pela criminalidade”, afirmou o parlamentar.

A vereadora Sheila Oliveira, que também é delegada, afirmou que hoje o maior problema da Polícia Civil de Juiz de Fora é a frota de veículos sucateada. “Atualmente, são 18 viaturas baixadas. A polícia não tem como trabalhar, não tem como conduzir preso. Isso, muitas vezes, acontece em carros inapropriados, sem divisa de proteção entre criminoso e policial, o que apresenta riscos”, disse Sheila, reafirmando a necessidade de aparelhamento da Polícia Civil.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia