Católicos iniciam Campanha da Fraternidade
A Quarta-feira de Cinzas, celebrada pelos católicos, marca o início da Quaresma e abre a Campanha da Fraternidade. Neste ano, o tema é “Fraternidade: Igreja e sociedade”, com o lema “Eu vim para servir”. O coordenador da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Juiz de Fora, padre Antônio Camilo de Paiva, explica que a campanha vem conscientizar as pessoas e trazer ao debate a importância do servir. “Toda pessoa humana tem a missão de servir, e você só serve quando faz o bem. Todos nós podemos fazer alguma coisa para prestar serviço à comunidade. A Igreja vai aonde o povo está através de todos que a frequentam.”
O padre lembra que o tema vem mostrar que Igreja e sociedade se completam e se ajudam. “A Igreja tenta ajudar as pessoas. Temos a Pastoral Familiar, a Pastoral da Criança. É importante ressaltar que as pessoas que fazem esse trabalho para a Igreja são profissionais, possuem consultórios, mas na Igreja elas colocam a ciência a serviço do povo.”
Nas comunidades da arquidiocese haverá programação especial e, durante as celebrações do dia, será feita a tradicional imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis. Na Catedral Metropolitana, além da missa tradicional com dom Gil Antônio Moreira, haverá também a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2015 em Juiz de Fora (ver quadro).