UFJF registra mais de 46 mil inscrições no Pism 2026 e no Vestibular de Música

Provas do Pism serão aplicadas em dezembro em cinco cidades


Por Tribuna

16/09/2025 às 16h06

UFJF registra mais de 46 mil inscrições no Pism 2026 e no Vestibular de Música
(Foto: Felipe Couri)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu 46.006 inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2026 e para o Vestibular de Música. Do total, 45.949 foram direcionadas ao Pism e 57 ao Vestibular de Música, conforme dados divulgados pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

No Pism, o Módulo I registrou 22.045 inscrições, seguido pelo Módulo II, com 14.184 candidatos, e pelo Módulo III, com 9.722. A universidade informou ainda que 17.880 candidatos obtiveram isenção da taxa de inscrição. Nesta edição, o processo seletivo disponibiliza 2.256 vagas em 76 cursos de graduação: 1.856 no Campus de Juiz de Fora e 400 no de Governador Valadares. As provas estão marcadas para os dias 6 e 7 de dezembro em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé (MG), Petrópolis e Três Rios (RJ).

O comprovante definitivo de inscrição estará disponível a partir das 15h de 14 de outubro na área do candidato, no site da Copese/Pism2026. O documento trará informações sobre local de prova e dados cadastrais, e não será enviado pelos Correios nem entregue presencialmente, devendo ser emitido exclusivamente on-line.

Vestibular de Música

O ingresso nos cursos de Música — Bacharelado e Licenciatura — pode ser feito tanto pelo Pism quanto pelo Vestibular, que utiliza a nota do Enem 2025. Ao todo, são oferecidas 70 vagas, divididas igualmente entre os dois processos seletivos, com distribuição para ampla concorrência e sistema de cotas.

Além das etapas regulares, os candidatos devem realizar o Teste de Habilidades Específicas, de caráter eliminatório e classificatório, em duas fases. Na primeira, será exigido o envio de um vídeo de performance no instrumento escolhido — Canto, Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino, Violoncelo ou Composição — entre os dias 16 e 18 de setembro. O material deve ser publicado no YouTube como link não listado e informado na Área do Candidato.

A segunda fase ocorrerá presencialmente em 28 de setembro, às 14h, com prova de teoria e percepção musical. O resultado do teste será divulgado em 30 de setembro. Já a lista final de aprovados nos dois processos seletivos está prevista para 2 de março de 2026.

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.