PJF lança parceria com aplicativo para estimular caronas entre funcionários
Servidores já podem baixar o Bynd e programar viagens tanto de ida como de volta para o trabalho
Os funcionários da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) passam a contar, a partir de agora, com um aplicativo que visa estimular a prática da carona entre eles. A parceria entre o Executivo e o Bynd foi anunciada na manhã desta quinta-feira (16), durante uma coletiva de imprensa que também reuniu os servidores. Trata-se de uma plataforma fechada e de uso exclusivo dos colaboradores da PJF. Por meio do aplicativo, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, os usuários poderão agendar caronas corporativas, tanto de ida quanto de volta, e ainda somar pontos para a troca de prêmios.

Conforme explica o co-fundador do Bynd, Leonardo Libório, trata-se de um aplicativo que visa trazer soluções de mobilidade para o trânsito das grandes cidades, pois há estudos que mostram que o brasileiro perde, aproximadamente, 40 dias por ano no transporte de casa para o trabalho e vice-versa. Além disso, 64% dos carros trafegam com apenas uma pessoa, ou seja, utiliza-se apenas 20% de sua capacidade. “Vemos essa parceria com bons olhos, já que a cidade tem a tendência de trazer inovações nestes sentidos. Esperamos que esse estímulo dado pela Prefeitura possa dar exemplo para outras instituições”, ressalta Libório, acrescentando que o Bynd atua não só no âmbito público, mas em empresas privadas em mais de dez cidades brasileiras.
O funcionamento do Bynd é simples: basta o servidor se cadastrar utilizando o seu email corporativo, ou seja, com o domínio da PJF, tanto no app quanto no site. Ele deve informar seus dados e horários e se será o “caroneiro”. O agendamento das caronas acontece duas vezes por dia. Até as 15h para a volta, e até as 21h para a ida no dia seguinte. Caso o usuário solicite a carona após estes horários, ele entra em uma lista de espera. Leonardo destaca, ainda, que é possível favoritar o caroneiro e, dependendo da frequência, combinar a divisão de custos entre os caronas.
Na visão do Secretário de Transportes e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, o Bynd busca uma mudança de cultura entre os usuários, para que todos possam utilizar melhor os recursos disponíveis, compartilhando o veículo, otimizando o espaço e recursos, reduzindo assim o número de carros nas vias. “O objetivo final é reduzir a quantidade de veículos e melhorar o trânsito. A gente não pretende concorrer com ônibus, táxis e aplicativos de transporte. A ideia é que as pessoas possam ter uma viagem mais agradável, com mais qualidade no seu deslocamento, e melhorar o trânsito pra todo mundo. Se a gente conseguir isso, chegamos a uma conscientização coletiva”, destaca Tortoriello.
O prefeito Antônio Almas (PSDB) espera que, com um número expressivo de funcionários envolvidos, seja possível organizar as caronas e criar oportunidade de conhecimento e interação da equipe, melhorando a qualidade de vida e reduzindo custos.









