XV Feira de trocas e doações de mudas acontece neste domingo

Evento gratuito é organizado pelo Coletivo Em Folhas e acontece das 15h às 16h; comercialização é proibida


Por Nayara Zanetti

16/07/2023 às 07h00

feira de troca de mudas 2 coletivo em folhas
Quem tiver interesse em participar não precisa se inscrever, basta comparecer ao evento (Foto: Divulgação/Coletivo em Folhas)

A XV Feira de Trocas e Doações de Mudas e Sementes de Juiz de Fora irá acontecer no próximo domingo (16), das 15h às 16h, na Praça Agassis, no Bairro Mariano Procópio, Zona Nordeste de Juiz de Fora. O evento é gratuito, e as mudas serão trocadas ou doadas pelos participantes, sendo assim nenhuma comercialização poderá acontecer no local.

A feira acontece a cada três ou quatro meses para comemorar as estações do ano. Para quem tiver interesse em participar, não é necessário fazer inscrição, basta comparecer no dia. “Todos são bem-vindos, até os que não tiverem plantas para doar”, afirma Anderson Andrade, integrante do coletivo.

O coletivo Em Folhas organiza diversas feiras abertas ao público para incentivar a troca de plantas para hortas, sítios, jardins e paisagismo, além da doação de mudas para reflorestamento. Entre as sementes e plantas estão desde flores ornamentais, plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como Pancs, até sementes crioulas, nativas, exóticas, raras e frutíferas.

Estímulo às hortas urbanas

O coletivo foi criado em 2018 por Anderson Andrade, Pedro Henrique e Clorisana Abreu, com o intuito de estimular as hortas urbanas e a agricultura familiar, além de promover a troca de sabores e saberes. Além da organização das feiras, o coletivo já doou mudas para projetos como paisagismo de praças e espécies nativas para parque ecológico.

“Nosso objetivo é aumentar a biodiversidade de plantas cultivadas na comunidade, promover ações de conservação de nossas florestas e ser um agente prático de conservação da natureza, pelo incentivo à multiplicação de mudas e distribuição de sementes pelos seus participantes”, explica Anderson.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.