Juiz de Fora tem 4 mil casos prováveis de dengue
Apesar de aumento na incidência, crescimento está abaixo da média apontada nos últimos boletins
Juiz de Fora chegou ao total de 4.001 casos prováveis da dengue, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (16) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). Desde o último informativo, publicado no dia 9, foram quase 200 casos a mais registrados. Apesar da incidência ter aumentado de 673,74 para 709,01 suspeitas para cada 100 mil habitantes, o crescimento foi abaixo da média apontada pelos últimos boletins, de 300 novos registros semanais.
Em matéria publicada pela Tribuna no dia 9, o Departamento de Vigilância Epidemiológica apontou melhora na situação da dengue no município, indicando uma diminuição tardia nas notificações semanais de novos casos no município. Ainda conforme o boletim epidemiológico desta terça, o número de óbitos permaneceu o mesmo, com dez mortes confirmadas e outras sete em investigação para a doença. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
‘Chapadão’ do Dom Bosco recebe ação de combate à dengue
O ‘Chapadão” do Bairro Dom Bosco será alvo de ação de limpeza da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) nesta quarta-feira (9). De acordo com a Secretaria de Saúde (SS), no local há pontos de descarte irregular de lixo, o que propicia a proliferação de transmissores da dengue, dificultando seu combate.
A ação irá reunir diferentes setores da administração municipal, contando com o apoio de um supervisor do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea), dois agentes de combate a endemia (ACEs), além de equipes da Guarda Municipal, da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) e servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).
Ações permanentes
Além da operação no Dom Bosco, a SS mantém ações para conscientização da população em relação à importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Nas últimas semanas, quatro bairros de Juiz de Fora – Santa Cecília e Mundo Novo, na Zona Sul, e Floresta e Jardim Esperança, na região Sudeste – receberam visitas de agentes de combate a endemias. De acordo com a SS, empresas, escolas ou outras instituições que possuam interesse em agendar palestras educativas em saúde podem solicitar por e-mail ([email protected]) ou pelo telefone 3690-7534. Durante essa semana, três bairros também contarão com ações de conscientização (programação abaixo).
Programação de conscientização contra a dengue:
18/07 – às 14h
Ação: Exposição de animais peçonhentos na Festa Julina da UBS de Linhares
Local: UBS Linhares (Rua Ministro Odilon Braga s/n – Linhares)
19/07 – às 14h30
Ação: Teatro e palestra sobre dengue
Parceria: MRS Logística
Local: 2º Batalhão da Polícia Militar (Rua Tenente Luís de Freitas s/n – Santa Terezinha)
20/07 – às 9h30
Ação: Exposição de animais peçonhentos, teatro e palestra sobre dengue
Local: Condomínio Neo Residencial (Rua Eduardo Sathler – Borboleta)









