Santa Casa promove campanha que estimula doação de leite humano

Doações podem ser feitas direto no posto de coleta do hospital ou no Banco de Leite municipal

Por Tribuna

16/05/2018 às 14h19 - Atualizada 17/05/2018 às 07h52

Naiyara Lopes, 33 anos, tem feito doações regulares nos últimos dias (Foto: Leonardo Costa)

O Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno (SAAM) da Santa Casa de Juiz de Fora está orientando e convidando as mães que estão na maternidade a doarem seu leite, retirado no próprio Posto de Coleta do hospital. A ação, que acontece entre esta quarta (16) e sexta-feira, faz parte da campanha em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado neste sábado.

Apesar de haver um posto de coleta, que funciona 24 horas, o hospital precisa também do leite recebido no Banco de Leite municipal para alimentar bebês prematuros, com extremo baixo peso ou com recomendação pediátrica, que estejam internados na Unidade Neonatal ou no CTI infantil. Para atender a demanda e suprir o estoque do banco, a quantidade ideal de doações por semana é de 1,5 litros, meta que nem sempre é atingida.

O conteúdo continua após o anúncio

Qualquer mulher que amamenta pode ser doadora, basta ser saudável e não estar tomando medicação. Para doar, ela pode comparecer ao Banco de Leite Humano de Juiz de Fora (Rua São Sebastião, 772, Centro) com cartão da gestante que comprove exames feitos nos últimos seis meses ou no posto de coleta da Santa Casa (Avenida Rio Branco, 3.353, Centro). Cada doadora pode alimentar até dez crianças.

A assistente social Naiyara Lopes, de 33 anos, que há oito dias deu à luz ao Bernardo, tem feito doações regulares ao posto de coleta da Santa Casa. Isso porque, como o bebê foi para casa e ela voltou a ser internada para tratar a pressão alta, sobra leite, pois o bebê é amamentado no peito uma vez por dia. “Tenho uma irmã que também faz doação. A gente sabe que o mesmo bem que vai fazer para o meu filho vai fazer para outra criança. A gente pensa sempre em ajudar, mesmo que não seja uma pessoa próxima.”

Tópicos:

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia