Campanha de Vacinação nas Escolas começa em Minas; adesão em Juiz de Fora não é confirmada
Iniciativa conjunta das Secretarias de Estado de Saúde e de Educação começou na última segunda-feira e se estende até o dia 25

A Campanha de Vacinação nas Escolas de Minas Gerais foi iniciada no estado na segunda-feira (14), com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, oferecendo, de forma acessível, a oportunidade de atualizar a caderneta de imunização dentro das próprias unidades escolares. A ação é conjunta das Secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e de Educação (SEE-MG). Em Juiz de Fora não há, até o momento, a confirmação da adesão à iniciativa.
A campanha é voltada para estudantes menores de 15 anos, mas também contempla os professores e colaboradores das escolas. Durante o período da campanha, equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão até as escolas, ou, em alguns casos, os estudantes serão levados até o equipamento, mediante autorização prévia dos responsáveis.
Estão previstas aplicações de vacinas como febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY e HPV, entre outras, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. A meta é vacinar entre 90 e 95% dos estudantes, de acordo com o imunizante, dentro da faixa etária indicada para cada um.
Outro objetivo é a checagem das cadernetas de vacinação para orientar pais e responsáveis sobre a necessidade de atualização das vacinas.
Essa estratégia de vacinação dos estudantes faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), uma ação que une os setores da Saúde e da Educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos, voltados para alunos da rede pública de ensino.
Para o ciclo de 2025 e 2026 do PSE, Minas Gerais alcançou 100% de adesão, com 10.253 escolas pactuadas, contemplando 2.595.777 alunos em todo o estado.
Campanha de Vacinação em Juiz de Fora
Questionada sobre a aplicação das vacinas em Juiz de Fora, a Secretaria de Estado de Saúde informou que toda a operacionalização da campanha será realizada pelos municípios.
A Tribuna demandou a Prefeitura de Juiz de Fora sobre a adesão e as escolas participantes, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.