Tópicos em alta: polícia / CPI dos ônibus / bolsonaro

Semana começa com chuvas e temperatura baixa

Sistema meteorológico deve atuar em JF e região pelo menos até quarta-feira

Por Eduardo Valente

15/04/2019 às 09h05- Atualizada 15/04/2019 às 17h01

A semana começou com tempo instável em Juiz de Fora e praticamente toda a região Sudeste do país. A formação de um canal de umidade, proveniente da região Amazônica, é a responsável pelas chuvas. Conhecida como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), este sistema meteorológico tem como característica principal oferecer precipitações contínuas por vários dias.

Na cidade, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode chover pelo menos até quarta-feira (17). Até este dia, o céu permanece fechado, com sol podendo aparecer entre muitas nuvens. Por esta razão, as temperaturas deverão ser amenas.

Segunda-feira amanheceu com tempo nublado em Juiz de Fora (Foto: Olavo Prazeres)

Nesta segunda-feira (15), a máxima não passou dos 20,7 graus. Para amanhã, a previsão é de termômetros variando entre 17 e 24 graus. De acordo com a Defesa Civil, até o fim da tarde desta segunda, não houve registros de ocorrências em razão das chuvas.

O conteúdo continua após o anúncio

Acumulado significativo

Entre as 18h de domingo (14) e às 8h desta segunda-feira, havia chovido, em Juiz de Fora, conforme o Inmet, acumulado de 30,4 milímetros, o equivalente a 38,7% do previsto para todo o mês. Se considerar os 15 primeiros dias de abril, a soma das chuvas já chega a 96,7 milímetros, ou 23% além do esperado. Para se ter ideia, é mais do que o registrado, este ano, em janeiro, no auge do período de chuvas, quando o acumulado foi de somente 84,3 milímetros, considerado baixo para o mês, cuja média é de 322,1 milímetros.

Entretanto, nos diversos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), espalhados pelo município, as chuvas foram ainda mais significativas. No Bairro São Pedro, Cidade Alta, o equipamento registrou 43 milímetros no período, enquanto que no Monte Castelo, Zona Norte, 38,5 milímetros. Índice semelhante ao obtido no Bairro de Lourdes, na Zona Sudeste, 36,7 milímetros, e Graminha, na Zona Sul, 35 milímetros.

Estiagem se aproxima

No Sudeste brasileiro, o período de estiagem atmosférica segue do início de abril até outubro, mas em Juiz de Fora, historicamente, ainda há índices consideráveis de precipitações neste mês. Ano passado, por exemplo, o acumulado foi de 94 milímetros. Nos anos de 2017, 2016 e 2015 choveu abaixo do esperado, mas em 2014 o Inmet identificou 130 milímetros ao longo dos 30 dias do mês.

Tópicos: tempo

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia