Curso preparatório para o Encceja 2024 abre inscrições
Aulas começam dia 4 de março no Instituto Padre João Emílio
O Instituto Padre João Emílio está com inscrições abertas para as turmas do curso livre preparatório para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024. As inscrições para o curso vão até o dia 20 de fevereiro. Os interessados devem ir pessoalmente ao Instituto, localizado na Avenida Rio Branco, 3.890, no Bairro Alto dos Passos, Zona Sul, das 8h às 16h. É necessário levar o xerox do histórico escolar, identidade, CPF e comprovante de residência. A data das provas ainda não foi divulgada pelo Ministério da Educação.
As aulas começam no dia 4 de março no Instituto Padre João Emílio. Segundo informações da Arquidiocese de Juiz de Fora, o curso é realizado três vezes por semana, de 18h30 às 20h30. Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone: (32) 3032-7532.
Encceja
Criado em 2002, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ela avalia o conhecimento das pessoas que voltaram a estudar porque não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio na idade adequada.
A participação no Encceja é voluntária, e a inscrição é gratuita. Para requerer o certificado do ensino fundamental é necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade na data da prova. Já para certificação do ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos.
As provas são aplicadas anualmente em um único dia (manhã e tarde). São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além da redação que deve ser desenvolvida no gênero dissertativo-argumentativo com um tema pautado em relevância social, cultural ou política. Para conseguir o certificado, o candidato tem que alcançar uma pontuação mínima de cem pontos em cada prova, já a redação tem a pontuação de zero a dez e, para o candidato ser aprovado, precisa atingir pelo menos cinco pontos.
As questões são estruturadas de acordo com áreas do conhecimento estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).
*Estagiária sob supervisão do editor Gabriel Silva