Chuva atinge quase 10% do previsto para o mês
Duas fortes tempestades atingiram Juiz de Fora no período da tarde desta segunda (15), mas nenhuma ocorrência foi registrada pela Defesa Civil. Na primeira chuva, por volta das 13h, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou acumulado de 13 milímetros de precipitações. Elas vieram acompanhadas de trovoadas e rajadas de ventos de até 42 quilômetros por hora. Já por volta das 15h, choveu 6,8 milímetros, mas as rajadas chegaram a 62 quilômetros por hora. O total de precipitação é equivalente a 9% do que é previsto para fevereiro, que tem média histórica de 217,4 milímetros.
Em alguns bairros, as tempestades foram ainda mais fortes, conforme os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Na Zona Norte, os bairros Nova Era, Milho Branco e São Judas Tadeu foram os mais atingidos, com 62, 51 e 42 milímetros, respectivamente. Em seguida aparecem o Filgueiras, Zona Nordeste, com 29 milímetros, e o Aeroporto, Cidade Alta, com 23.
Segundo o Inmet, áreas de instabilidade atingem a região Sudeste do país, provocando as pancadas de chuvas. Elas devem continuar pelo menos até quarta-feira. Nesta terça (16) o céu deve ficar entre o nublado e o parcialmente nublado, e os termômetros tendem a registrar de 20 a 29 graus.