127 universidades oferecem vagas para o Sisu; confira quantidade na UFJF
No total, são 264.360 vagas para essas instituições distribuídas por todo o país, sendo a maioria delas para cursos em tempo integral
Em 2024, 127 universidades brasileiras vão oferecer vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), incluindo a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com 2.251 vagas para os estudantes. No total, são 264.360 vagas para essas instituições distribuídas por todo o país, sendo a maioria delas para cursos em tempo integral, com 121.750 vagas para cotas e 19.899 para ação afirmativa realizada pela própria instituição. Pela primeira vez, o Sisu terá apenas uma edição por ano, e as inscrições para o processo seletivo começam no dia 22 de janeiro.
No momento de escolha, os estudantes podem optar por instituições federais, estaduais, municipais ou as da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. De acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), as instituições com mais vagas são a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.240 vagas, a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788 vagas, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 7.750 vagas.
Entre as instituições públicas estaduais, a lista é liderada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com quase 6 mil vagas, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com 4.215 vagas e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com 2.610 vagas.
LEIA TAMBÉM: Concurso unificado: inscrições com isenção de taxa vão de 19 a 26/1
Para a seleção, o Sisu considera a nota dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse sistema disponibiliza em sua plataforma as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, e cabe aos estudantes escolherem até duas opções de curso para concorrerem às vagas. Os estudantes podem mudar essa opção de curso até o último dia de inscrição.
Para participar, os alunos devem ter feito a última edição da prova e não podem ter tirado zero na avaliação da redação. Após selecionarem os cursos que desejam, uma vez por dia, durante o período de inscrição, o Sisu divulga a nota de corte de cada um dos cursos disponibilizados, de acordo com as notas dos candidatos inscritos e a quantidade de vagas.