Exército dá apoio a ações contra dengue na Zona Norte
Começa na próxima segunda uma ação de prevenção e combate à dengue na Zona Norte. O trabalho será feito por agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde e de militares do Exército que passaram por treinamento específico. Os primeiros bairros a serem visitados serão Esplanada, Monte Castelo e Carlos Chagas.
Cerca de 70 militares e aproximadamente 20 agentes de endemia farão vistoria nas residências, procurando possíveis focos do Aedes aegypti, fazendo eliminação e remoção de possíveis criadouros do mosquito. Um caminhão do Demlurb acompanhará a ação para recolher entulhos que estejam acumulando água, ambiente ideal para proliferação dos ovos do inseto. “É importante que os moradores recebam os soldados e agentes em suas casas para fazer a avaliação e dar orientações de como evitar a proliferação do mosquito”, orientou o coordenador geral de campo do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), Juvenal Marques.
O treinamento dos militares foi realizado da última segunda (11) até esta sexta (15), com instruções teóricas e trabalhos de campo. A ação faz parte do Comitê de Enfrentamento à Dengue, em parceria firmada com o Exército, anunciada pelo prefeito Bruno Siqueira no último dia 8. Na ocasião, também foram apresentados o fluxo assistencial e de retaguarda para a rede de saúde, as metas estabelecidas e as próximas iniciativas para impedir o avanço da doença.