Trânsito alterado e mais ônibus para Pism
Começa hoje, para os mais de 22 mil candidatos, a maratona de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da UFJF. Este é o maior número de inscritos alcançado nos últimos oito anos. Em Juiz de Fora, um esquema especial de transporte e trânsito foi montado para atender a demanda dos 17.150 candidatos que irão realizar o exame na cidade. As provas também serão aplicadas em Governador Valadares, Conselheiro Lafaiete, Muriaé e Volta Redonda. O programa segue até terça-feira, para os três módulos, sempre das 14h às 18h.
Vinte e quatro ônibus extras foram disponibilizados pela Settra para os estudantes que farão o Pism na UFJF e no Colégio de Aplicação João XXIII. Outras 14 instituições de ensino também receberão alunos para realizar as provas (ver quadro). A universidade divulgou um alerta aos motoristas, pedindo que evitem o tráfego na universidade a partir das 11h, horário em que o fluxo deve começar a ficar mais intenso. Para evitar transtornos, a maioria dos estacionamentos das unidades acadêmicas no campus será fechada. O número de policiais militares e agentes de trânsito foi ampliado, principalmente, nos pontos de maior fluxo de pessoas e veículos. Serão 70 militares em cada dia de prova.
Conforme a UFJF, os portões dos locais de exame serão fechados impreterivelmente às 14h, não sendo admitidos retardatários, e devendo o candidato permanecer na sala de prova por, no mínimo, uma hora e meia após o início da avaliação.
Ao todo, serão aplicadas questões objetivas hoje e dissertativas, nos demais. Apenas no módulo III serão realizadas questões discursivas de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido pelo candidato, em um total de quatro avaliações. São ofertadas 1.152 vagas para Juiz de Fora, em 59 graduações com entrada direta; e 250 para o campus avançado de Governador Valadares, em dez opções.
Nesta edição, pelo segundo ano consecutivo, o curso de psicologia é o mais concorrido do módulo III, com 26 candidatos/vaga no grupo B. Em segundo lugar, continua a psicologia, no grupo E, com 16 por vaga. Em terceiro, está o curso de administração diurno, grupo E, com 14 candidatos/vaga.