Hemominas registra queda de 43% em tipos negativos e convoca doadores para o carnaval

Hemominas amplia horários de atendimento no feriado e alerta para baixa nos estoques em Minas Gerais; confira horário de atendimento em Juiz de Fora


Por Júlia Valgas*

14/02/2026 às 06h00

Hemominas Leonardo Costa
Hemocentro de Juiz de Fora está localizado na Rua Barão de Cataguases s/n, no Bairro Santa Helena (Foto: Leonardo Costa)

A Fundação Hemominas convoca doadores de sangue de todo o estado de Minas Gerais para contribuir com os estoques de sangue para o carnaval. Com o tema “Brinque, extravase e pratique a solidariedade”, a campanha garante horários estendidos para doação nos dias do feriado. De acordo com a fundação, os estoques do banco de sangue registraram queda de 43% nos tipos sanguíneos negativos e de 33% nos tipos positivos em relação aos níveis considerados adequados.

Os tipos sanguíneos O positivo, O negativo e A negativo encontram-se em estado crítico. Os tipos A positivo, B negativo e AB negativo estão em alerta, enquanto o tipo B positivo está adequado. Já no caso do sangue AB positivo, o estoque está estável. Mas de acordo com a Hemominas, doações sanguíneas de todos os tipos são bem-vindas, visto que, apesar da maior necessidade de estoque de tipos sanguíneos negativos, os tipos sanguíneos positivos são mais utilizados, pois existem em maior percentual dos brasileiros.

hemominas
Estoque de acordo com tipo sanguíneo no Hemominas, em fevereiro de 2026 (Foto: Hemominas/Divulgação)

Embora o risco de acidentes aumente durante os dias de folia, no início do ano diversos fatores sazonais resultam na diminuição do número de doadores. Isso porque, em janeiro, além das férias escolares e coletivas, viagens e feriados prolongados, há uma maior incidência de síndromes gripais e viroses, que tornam os doadores temporariamente inaptos.

O fim de ano também dificulta a manutenção de campanhas de doação de sangue em empresas e organizações. As intensas chuvas de verão também afastam as pessoas dos centros de doação.

Quem pode doar?

Quando em boas condições de saúde, podem doar pessoas com idades entre 16 e 69 anos, com mais de 50 quilos. O candidato deve estar bem alimentado e hidratado, descansado e apresentar documento oficial com foto. Os menores de 18 também devem possuir autorização dos responsáveis.

Nas 12 horas anteriores à doação, recomenda-se evitar o consumo de álcool e manter uma boa ingestão de líquidos. Orientações sobre condições específicas podem ser consultadas pelo site oficial da Hemominas. A doação pode ser agendada pelo mesmo site ou pelo aplicativo MGapp.

hemominas editada
Hemominas lança campanha para aumentar os estoques de sangue durante o carnaval
(Foto: Arquivo TM/ Felipe Couri)

Horário de funcionamento

A Fundação Hemominas está com horário especial de funcionamento em todo o estado durante os dias 14, 16 e 18 de fevereiro. A programação de cada unidade pode ser consultada no instagram @hemominas. Em Juiz de Fora, o Hemocentro Regional funcionará no sábado (14) e segunda-feira (16) das 7h às 12h e na quarta-feira, entre 7h às 18h. A sede está localizada na Rua Barão de Cataguases s/n, no Bairro Santa Helena, em Juiz de Fora.

*Estagiária sob supervisão da editora Carolina Leonel 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.