4º Grupo de Artilharia Leve de Montanha comemora 90 anos

Unidade militar é uma das unidades de artilharia mais antigas do Exército


Por Michele Meireles

14/02/2020 às 15h23- Atualizada 14/02/2020 às 16h43

1. Foto ten Polastri
O 4º GAC é uma das unidades de artilharia mais antigas do Exército e a única especializada no ambiente de montanha (Foto: Tenente Polastri)

Aconteceu, na manhã desta sexta-feira (14), a solenidade de comemoração dos 90 anos de existência do 4º Grupo de Artilharia Leve de Montanha (4º GAC), unidade militar sediada no Bairro Nova Era, Zona Norte de Juiz de Fora. A cerimônia contou com a presença de autoridades civis, militares, integrantes e ex-integrantes do grupo. A formatura foi presidida pelo coronel Hervel Queiroz de Souza, comandante e diretor de ensino do Colégio Militar de Juiz de Fora.

Ao longo dos seus 90 anos de existência, o grupo passou por diversas modificações, sendo a primeira unidade a formar mulheres na linha bélica no curso de sargentos. Além disso, o quartel possui o Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva. O Grupo de Artilharia compõe, ainda, uma força tarefa junto ao Comando Militar do Leste, no vetor de operações de Garantia da Lei e da Ordem.

O 4º GAC é uma das unidades de artilharia mais antigas do Exército e a única especializada no ambiente de montanha.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.