Ouça agora

Alta incidência de raios exige cuidados em JF


Por Tribuna

14/02/2012 às 07h00

Raios, trovoadas e ventos fortes, que atingiram 51 km/h, foram registrados na madrugada de ontem, em Juiz de Fora. O número de descargas elétricas desta última tempestade e das outras registradas este ano ainda não foi computado, mas, de acordo com a Cemig, a cidade é uma das campeãs em incidência de raios na região. Segundo o técnico do Sistema Elétrico da Cemig, Marco Aurélio da Silva, até 2009, o município estava na ponta da tabela, mas foi superado por Uberaba, no Triângulo Mineiro. Apenas no ano passado, a companhia registrou 1.220 descargas na cidade. As estatísticas mostram que grande parte das ocorrências se deu entre dezembro e abril. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam, ainda, a média de 8,3 raios para cada quilômetro quadrado no município. Segundo este instituto, Congonhas, na região Metropolitana, aparece como a campeã do estado, com 13,7 raios. Piraúba, na Zona da Mata, há 78 quilômetros de Juiz de Fora, é a cidade da região com maiores ocorrências, sendo a quarta do estado, com 12,97 raios.

A população deve ficar atenta porque as descargas podem ser perigosas. No momento da tempestade, é importante procurar abrigo. Se a pessoa estiver em um campo aberto, por exemplo, ela acaba se tornando o ponto mais alto daquela área e se transforma em um para-raios. Por isso, não é recomendado ficar embaixo de árvores, explica Marco Aurélio. O relevo da região, com muitas montanhas, é um dos atrativos para a incidência das descargas, segundo o especialista. Embora o fenômeno seja constante na cidade, não há registros de vítimas este ano.

Outro cuidado importante é desligar os aparelhos eletrônicos da tomada. Uma elevação de corrente, segundo o representante da Cemig, pode queimá-los. Também é perigoso tomar banho e fazer uso de torneiras elétricas durante as tempestades. Marcos Aurélio informa, ainda, que antenas de TV, rádio e cabos de telefones são condutores de descargas atmosféricas e devem ser desligados dos equipamentos.

Previsão

A semana que antecede o carnaval deve ser de sol, com poucas nuvens. De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) não há previsão de chuvas, pelo menos até o domingo. Nos próximos seis dias, os termômetros devem variar entre 14 e 29 graus. Apesar das pancadas de chuvas provocadas pela passagem de uma frente fria na cidade, a Defesa Civil registrou apenas uma ocorrência, no Bairro Borboleta, Cidade Alta, devido a alagamentos em um condomínio residencial.