Ouça agora

Opiniões divergem sobre mudanças no Pism


Por KELLY DINIZ

14/01/2016 às 07h00- Atualizada 14/01/2016 às 11h46

5696d81dbd426

Nos próximos dias 17 e 18, os alunos do ensino médio irão realizar as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da UFJF e irão se deparar com algumas mudanças. Além da redução de três para dois dias de exame e o aumento do tempo de quatro horas para quatro horas e meia, os candidatos terão que resolver questões objetivas e discursivas no mesmo dia. Nas edições anteriores, o primeiro dia era reservado para a prova objetiva e nos dois dias seguintes eram aplicadas as provas abertas. Para o módulo III, ainda houve a inclusão de questões de filosofia e sociologia nas provas discursivas para os estudantes que optarem por cursos da área de humanas e pelas graduações em administração, ciências contábeis e ciências econômicas (ver quadro).

O coordenador do ensino médio do Colégio Vianna Júnior, João Luiz de Oliveira, afirma que as mudanças ocorreram muito próximas às provas, o que pode afetar o desempenho dos alunos. “Eles aumentaram o tempo da prova, mas reduziram os dias. Para os alunos do Pism III, a prova será menos pesada, já que serão questões abertas por área. Eles também já fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e possuem uma maturidade maior. Mas, os alunos do Pism I e II vão sentir muito a mudança, que deve causar uma alteração nas médias.”

Já o coordenador do ensino médio do Colégio Equipe, André Carneiro, acredita que as alterações serão positivas. “A redução do número de dias foi uma mudança interessante. Além de aproximar o processo do Pism do Enem, a mudança irá dar mais oportunidade para que estudantes da região façam a prova.”

Conforme o coordenador-geral de processos seletivos, Edson Faria, as mudanças foram feitas com o intuito de reduzir as diferenças entre o Pism e o Enem. “Queremos que o candidato não precise decidir para qual processo irá se preparar. Atualmente, uma boa preparação para o Pism não significa uma boa preparação para o Enem.” Faria afirma que novas mudanças devem continuar ocorrendo nas próximas edições do programa. “Mas elas serão definidas com a participação das escolas. O objetivo do Pism é também contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio.”

 

Dicas

O coordenador do Vianna Júnior orienta os alunos a responderem as questões mais fáceis primeiro. “Se o aluno começar pelas difíceis e perder tempo, pode deixar sem fazer questões fáceis.” Ele também indica que seja feita primeiro a prova fechada. “O índice de erro é maior nas questões abertas. Se o aluno errar, não terá tanto impacto em relação aos outros. Errar na prova fechada é pior.” Outra dica de João Luiz é já ir marcando as respostas no cartão resposta, não deixando para marcar tudo no final. O coordenador do Colégio Equipe complementa instruindo os candidatos a terem calma e confiança. “Não adianta ficar recordando conteúdo na véspera. O aluno precisa entender que o conhecimento se faz com estudo regular e não de última hora.