UFJF celebra nota máxima em mais dois cursos avaliados pelo Inep

Avaliação destacou critérios como organização pedagógica, corpo docente e infraestrutura, além de elementos como integração entre ensino, pesquisa e extensão


Por Tribuna

13/12/2024 às 15h00- Atualizada 13/12/2024 às 15h45

Os cursos de Pedagogia e Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conquistaram conceito 5, nota máxima, no processo de renovação de reconhecimento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação destacou critérios como organização pedagógica, corpo docente e infraestrutura, além de elementos como integração entre ensino, pesquisa e extensão.

A renovação de reconhecimento é uma exigência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que avalia periodicamente cursos de graduação para garantir sua continuidade e qualidade. No relatório, os avaliadores também elogiaram a estrutura curricular, a oferta de oportunidades práticas e o incentivo à internacionalização.

Para o coordenador da Licenciatura em Filosofia, Luciano Donizetti, o resultado reflete o esforço coletivo da comunidade acadêmica. “Esse conceito 5 é fruto do trabalho árduo de professores, estudantes, técnicos administrativos e demais pessoas que cuidam do nosso campus. É uma conquista de todo o Instituto de Ciências Humanas”, afirma.

Já a vice-coordenadora de Pedagogia, Rita Pimenta, destacou o compromisso do curso com valores como democracia, justiça social e educação transformadora. “A nota máxima revela nosso empenho em aliar rigor científico, paixão pelo conhecimento e consciência sobre a função emancipadora da educação.”

Nove cursos com nota máxima em 2024

Os resultados de Pedagogia e Filosofia somam-se a outros sete cursos que receberam nota máxima no campus de Juiz de Fora em 2024: Letras (bacharelado e licenciatura), Letras Libras, História (licenciatura), Ciências da Computação (integral), Educação Física (a distância) e Filosofia. No campus avançado de Governador Valadares, o curso de Odontologia também alcançou conceito 5.

Além disso, seis cursos obtiveram nota 4 no ciclo de avaliações realizado entre setembro e dezembro, consolidando a UFJF como uma referência em qualidade acadêmica no Brasil.

De acordo com a pró-reitora adjunta de Sistemas de Dados e Avaliações, Michèle Farage, o desempenho reafirma o compromisso da instituição. “Esses conceitos não são uma surpresa. As avaliações fornecem subsídios detalhados para aprimorarmos ainda mais nossos cursos e mostram à sociedade a excelência da educação promovida pela UFJF.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.