UFJF divulga orientações para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Pism
Os pedidos de isenção são feitos on-line, durante o momento da realização da inscrição
A UFJF divulgou, nesta terça-feira (13), orientações para os estudantes que desejam pedir isenção da taxa de inscrição para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021. O prazo para solicitação vai das 15h desta terça-feira (13) até 23h59 do dia 19. Os pedidos de isenção são feitos on-line, durante o momento da realização da inscrição.
Conforme orienta da UFJF, as inscrições devem ser realizadas na Área do Candidato https://www2.ufjf.br/copese/, um ambiente virtual onde é permitido mudar, até a data limite para inscrição (3 de novembro), dados como o grupo de cotas, o curso desejado, a necessidade ou não de atendimento especial e a cidade escolhida para realização da prova, mesmo depois de concluir a inscrição.
Para se inscrever é necessário que o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), assim como e-mail válido e ativo. Para pedir isenção é necessário que o estudante tenha cursado o Ensino Médio em escola de rede pública ou na rede privada com bolsa integral e que tenha a renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita. Os pedidos também serão feitos na Área do candidato.
Nesse caso, é preciso anexar à inscrição uma cópia digitalizada e legível da Declaração Escolar das séries do Ensino Médio cursadas e da série na qual está matriculado, com carimbo e assinatura do funcionário da escola; sendo que para os estudantes da rede privada é necessário que a declaração conste que receberam bolsa integral. As orientações de formato e tamanho estão disponíveis na Área do Candidato.
Isenção via CadÚnico
Além disso, é possível pedir a isenção via CadÚnico, sendo necessário que o candidato indique que pertence à família de baixa renda e informe o seu Número de Identificação Social (NIS) – com onze dígitos – ao preencher o cadastramento on-line de inscrição. Destaca-se que o NIS informado deverá ser do próprio candidato e não de seus pais ou de terceiros.
O resultado da solicitação de taxas ficará disponível a partir das 15h do dia 27 de outubro, no site da Copese. O candidato que tiver seu pedido negado precisa gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 120, até as 18h do dia 4 de novembro. O solicitante poderá fazer o pagamento apenas pelo Banco do Brasil, para que a inscrição no Pism seja deferida. Já os candidatos que conseguirem isenção precisam apenas verificar a emissão do comprovante definitivo de inscrição.
Atualização da carteira de identidade infantil
Outra orientação da Copese é para os candidatos que possuem carteira de identidade infantil. O documento precisa ser atualizado para a apresentação nos dias de provas. Por conta da pandemia, não serão permitidos acompanhantes nas proximidades dos locais de provas, a fim de evitar a aglomeração de pessoas. Para mais informações, acesse o site da Copese https://www2.ufjf.br/copese/.