JF sentirá queda nas temperaturas com chegada de frente fria nesta sexta-feira

Alerta para rajadas de ventos de 60 a 80 km/h continua para Juiz de Fora e Zona da Mata


Por Leticya Bernadete

13/07/2023 às 18h59

A chegada de uma frente fria na região provocará queda brusca nas temperaturas a partir desta sexta-feira (14) em Juiz de Fora e na Zona da Mata. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na região, o céu deve ficar parcialmente nublado com possibilidade de chuvisco ou chuva isolada, sendo que a temperatura máxima pode chegar a 26 graus, enquanto a mínima deve ficar entre 12 e 14 graus.

O alerta da Defesa Civil para rajadas de vento continua nesta sexta. De acordo com o órgão, as rajadas devem ser ainda mais intensas, podendo variar de 60 a 80 km/h na Zona da Mata. Por volta de 14h desta quinta-feira (13), a Defesa Civil registrou rajadas de ventos de 68,4 quilômetros por hora, conforme dados do Inmet.

O fenômeno é reflexo da passagem de um ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul. De acordo com o meteorologista do Inmet Claudemir de Azevedo, o ciclone que atingiu a Região Sul do país nesta quinta já está se deslocando em direção ao alto mar. Por ser um sistema meteorológico de grande escala, acaba afetando uma ampla região. No Sudeste brasileiro, isso se reflete na ampliação da frente fria ligada ao ciclone e causa os vendavais, como os observados em Juiz de Fora e na Zona da Mata.

“Uma massa de ar frio que segue na retaguarda dessa frente fria vai provocar o declínio acentuado de temperatura já a partir desta sexta-feira”, aponta. “Possivelmente, também devemos ter chuva fraca ocasionada pelo aumento das nuvens derivadas da passagem dessa frente fria. De maneira geral, o ciclone não atua diretamente na Zona da Mata mineira, mas influencia na condição das rajadas de vento.”

Conforme o especialista, a umidade relativa do ar chegou a 31% no município, entretanto, o índice deve melhorar a partir desta sexta.

Quedas de árvores

O Corpo de Bombeiros atendeu, ao menos, três ocorrências de queda de árvore em Juiz de Fora na tarde desta quinta-feira em decorrência das fortes rajadas de vento. Uma árvore de médio porte caiu na praça da Igreja da Glória, no Morro da Glória, na região central, e outra de grande porte na Praça Arthur Bernardes, no Bandeirantes, Zona Nordeste. Já na Região Sul houve uma ocorrência no Bairro São Mateus, em que uma árvore de médio porte caiu sobre uma garagem.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.