Guarda Municipal combate incêndio nas proximidades do Parque da Lajinha

Foco de incêndio foi observado durante ronda realizada pelos guardas


Por Davi Carlos Acácio

13/07/2023 às 14h12- Atualizada 14/07/2023 às 11h12

incendio parque da lajinha foto pjf
(Foto: Divulgação/PJF)

Uma equipe da Guarda Municipal atuou para combater um incêndio em vegetação por volta das 16h30 desta quarta-feira (12), nas proximidades do Parque da Lajinha. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a equipe fazia ronda nas imediações quando percebeu uma coluna de fumaça na parte superior do campo.

Conforme a assessoria, ao chegar no local, acessado pelo Bairro Dom Bosco, a equipe visualizou que grande porção de vegetação já havia sido consumida pelas chamas na intersecção dos terrenos do Parque, do Hospital Universitário (HU) e da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Duas guarnições da Guarda atuaram até a extinção dos focos ainda ativos, para evitar que o fogo ressurgisse e se alastrasse para a mata do Parque da Lajinha e pelas imediações.

LEIA MAIS

A Guarda Municipal, de acordo com a comunicação da PJF, possui profissionais treinados pelo Corpo de Bombeiros para a atuação em brigada de incêndio florestal, já tendo atuado em diversas ocorrências desta natureza. A atividade compreende apoio em controle de focos de incêndio em áreas de preservação ambiental da cidade, por isso foi possível fazer a ação, segundo o Executivo.

As rondas de monitoramento em áreas ambientais foram intensificadas neste período de maior estiagem e, consequentemente, maior risco de queimadas, para avaliar as condições de preservação e prevenir a incidência de danos ambientais como incêndios.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.