Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Tribuna entra em programa de curadoria jornalística do Google

Google News Showcase tem investimento de US$ 1 bilhão; Tribuna está entre os 45 veículos brasileiros incluídos no projeto


Por Tribuna

13/06/2021 às 07h01- Atualizada 16/06/2021 às 12h49

Quem se informou no portal da Tribuna nas últimas semanas certamente notou o convite “Siga a Tribuna no Google News”, localizado na parte superior da tela. O banner leva o leitor ao projeto Google News Showcase, que teve o pontapé inicial em outubro de 2020 e leva investimento de mais de U$ 1 bilhão no jornalismo profissional de oito diferentes países. No Brasil, o projeto já incluiu mais de 45 veículos de alcance nacional e regional, responsáveis pela curadoria dos produtos de notícias do Google.

A ferramenta teve a implantação iniciada há sete meses no Brasil, na Argentina, na Alemanha, no Reino Unido e na Austrália. Recentemente, o produto chegou também à Itália, à República Tcheca e à Índia. O programa, batizado no Brasil de “Destaques”, é o maior incentivo da empresa ao jornalismo até o momento. O trabalho municia os leitores com diferentes perspectivas sobre temas de destaque nos noticiários, reunindo em uma só plataforma materiais de diferentes veículos jornalísticos.

“Um dos principais objetivos do Google, com várias iniciativas, é tentar apoiar a indústria do jornalismo e levar um conteúdo de qualidade e que traga informação relevante e confiável ao usuário”, explica a diretora de Parcerias de Produtos de Notícias para a América Latina do Google, Andrea Fornes.

A inclusão da Tribuna, realizada nas últimas semanas, atende ao interesse do Google de atender também à demanda por informações regionais. De acordo com Andrea, a necessidade de informação se torna ainda mais latente durante a pandemia. “Para nós, as informações locais são muito importantes. Sobretudo nessa época de pandemia, que as pessoas precisam saber onde vão ser vacinadas, quantos casos existem naquela localidade. É um jeito de a gente garantir que o usuário vai ter uma informação confiável e relevante para ele”, analisa.

O conteúdo continua após o anúncio

De acordo com o coordenador de internet da Tribuna, o editor Eduardo Valente, a ferramenta dá autonomia para os veículos de comunicação selecionarem aquilo que é relevante para o seu público. Segundo ele, o convite para o jornal participar do programa é reflexo da responsabilidade que a Tribuna tem com a notícia. “Somos o primeiro jornal do interior de Minas Gerais a entrar na plataforma. É sinal, sobretudo, da credibilidade que construímos ao longo das últimas quatro décadas.”

Programa, batizado de Google Notícias, é o maior incentivo da empresa de tecnologia ao jornalismo no país até o momento (Foto: Fernando Priamo)

Como funciona a ferramenta

O Google News Showcase possui painéis de notícias em que os veículos participantes destacam conteúdos que aparecem em uma espécie de “feed de notícias” montado particularmente ao encontro das preferências dos leitores. Ela parece para o usuário de diferentes formas: ao abrir o navegador de internet, no computador, na barra -1 de ícones do smartphone Android (ao arrastar a tela, com o dedo, para a esquerda), e também através do aplicativo Google Notícias.

Com um clique, o usuário é direcionado para o site do jornal. “Cada veículo faz a curadoria do conteúdo e seleciona, a dedo, o que vai apresentar para os usuários”, explica Andrea. Os painéis aparecem em feeds personalizados, alinhados a outros conteúdos classificados por relevância. O leitor pode navegar por diferentes temas e “seguir” veículos específicos para que eles fiquem sempre em destaque.

“É um produto que foi criado para atender usuários e parceiros. (Os parceiros) podem ter o tráfego incrementado pelos painéis e vão ter a certeza de que é um tráfego muito selecionado, porque é realmente o usuário que quer ter o conteúdo daquela publicação. Para o usuário, é interessante porque ele vai ter acesso a um conteúdo de qualidade, seja nacional, regional ou local”, avalia a diretora.

Siga a Tribuna!

Pelo modelo de funcionamento da ferramenta, seguir a Tribuna é uma ótima oportunidade para quem quiser se informar com as notícias de Juiz de Fora e região. Para fazer isso, basta clicar no banner do Google News abaixo do título das matérias no portal. Assim, o conteúdo da Tribuna estará sempre em evidência, destacando as principais informações necessárias para o cotidiano do leitor.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia